Matrículas 2026: segunda chamada inicia sábado na Rede Estadual
A etapa é voltada a famílias e estudantes que não participaram da primeira chamada ou que ainda precisam garantir vaga na rede estadual
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) inicia no próximo sábado (20) a segunda chamada para solicitações de transferência, reingresso e escolha de uniformes da Rede Estadual de Ensino para o ano letivo de 2026.O prazo segue aberto até o dia 10 de janeiro e é destinado a estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio — incluindo o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) — e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A etapa é voltada a famílias e estudantes que não participaram da primeira chamada ou que ainda precisam garantir vaga na rede estadual. Também contempla alunos que desejam solicitar transferência entre escolas estaduais ou realizar reingresso no sistema de ensino.
Durante este período, estarão abertas as inscrições para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio. Também será possível solicitar transferências do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A segunda chamada inclui ainda a possibilidade de inscrição para vagas na Educação de Jovens e Adultos, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.
As solicitações devem ser feitas exclusivamente de forma online, por meio do portal oficial de matrículas da Rede Estadual, dentro do prazo estabelecido pela Seduc. A escolha dos uniformes escolares também ocorre no mesmo período. Os estudantes que ingressarem pela segunda chamada devem acessar o site oficial dos uniformes após a realização da pré-matrícula ou inscrição para selecionar o tamanho das peças. A definição correta é necessária para o planejamento da produção e da distribuição dos uniformes antes do início do ano letivo de 2026.
Após a divulgação dos resultados, os estudantes designados deverão realizar a matrícula presencial na escola indicada entre os dias 20 e 30 de janeiro de 2026. Para a efetivação da vaga, será exigida a apresentação de documentos como RG e CPF do aluno, comprovante de residência, histórico escolar e foto 3×4.
No caso de estudantes concomitantes, também será necessária a apresentação de declaração de matrícula no Ensino Médio, com a série em andamento. Já os pedidos de aproveitamento de estudos, conhecimentos e experiências anteriores deverão seguir a documentação específica e o calendário definido pela Secretaria da Educação.







