Lançada a Carteira de Identificação do Autista - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
O ato de lançamento contou com a presença da Associação Pais e Amor - Foto: Rodrigo Alves/oreporter.net

Lançada a Carteira de Identificação do Autista

O documento foi apresentado pelo secretário de Saúde, Paulo Abrão, na última terça-feira (3)

Cachoeirinha – Foi lançada, na tarde da última terça-feira (3), na Secretaria Municipal de Saúde, a Carteira de Identificação do Autista (CIA), documento que tem o objetivo de identificar as pessoas com TEA, na cidade.O evento fez parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro.

A ideia da Carteira veio de um grupo de mães que passavam por situações constrangedoras em espaços públicos como filas em supermercados, bancos e hospitais.  Conforme a presidente da Associação Pais e Amor, Cátia Medeiros, a criação desta carteirinha é mais um avanço na defesa das pessoas com autismo. “É mais um passo importante dado em Cachoeirinha. A Carteira pode parecer uma coisa simples, mas é mais do que um documento de identificação, Vai ajudar, inclusive, a quebrar os preconceitos. O autista é uma pessoa que tem uma deficiência, mas ela não é facilmente percebida , e as mães sofrem com as reações das pessoas”, ressaltou.

Para o secretário municipal de Saúde, Paulo Abrão, a carteira irá oferecer condições para que pessoas com autismo tenham um atendimento prioritário. “Essa carteira vai facilitar bastante a vida das pessoas com autismo, seja no atendimento prioritário à saúde, na educação, nos banco ou qualquer outro lugar assegurado por lei. As primeiras carteiras serão entregue aos usuários no final do mês de janeiro”, destacou.

Confecção da Carteirinha
Para a  confecção da carteira, é necessário que a pessoa se dirija ao Setor de Políticas de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, que está localizada na avenida José Brambila, 40, no bairro Vila Vista Alegre, em horário comercial, de segunda à sexta-feira, com os seguintes documentos:
cartão nacional do SUS;  RG; comprovante de residência e uma foto 3X4

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.