Home / CIDADE / Integração também vale para seletivos e executivos
Seletivos e executivos poderão ser usados - Foto: Roque Lopes/oreporter.net

Integração também vale para seletivos e executivos

Sistema entra em vigor na segunda-feira (18) integrando as linhas municipais com as metropolitanas para Porto Alegre

A integração do transporte público municipal com o metropolitano (com destino a Porto Alegre), entra em vigor na próxima segunda-feira (18) e valerá para os ônibus, lotações, seletivos e executivos. Segundo o gerente da Transbus, Laurício Vasconcelos, a integração não está restrita aos ônibus comuns.

O site oreporter.net havia divulgado que havia uma restrição com base em informações passadas pelo ex-secretário de Segurança e Mobilidade, Jorge Antônio Silva. Laurício destaca que no intervalo de 90 minutos, contados a partir do pagamento da primeira passagem, o usuário poderá utilizar uma outra linha pagando apenas a diferença da tarifa, se houver, usando ônibus, seletivos ou executivos.

Este novo ônibus que a pessoa utilizar deve ser diferente da primeira linha usada. Se o passageiro embarcou em uma linha municipal, poderá utilizar a metropolitana. Se está vindo de Porto Alegre, poderá utilizar uma municipal.

O passageiro que usar a integração sempre terá direito a uma passagem de graça quando retornar de Porto Alegre. Isso acontece porque a integração prevê o pagamento máximo correspondendo ao valor da passagem mais alta.

Quem sair de um bairro usando um ônibus da Transbus, ao embarcar em um ônibus da Transcal, que tem a passagem mais alta, vai pagar apenas a diferença.

No caso de a pessoa usar uma lotação da Transbus e ao descer pegar em até 90 minutos um ônibus comum da Transcal, não vai pagar nada. Isto acontece porque a passagem na lotação da Transbus é mais alta que no ônibus comum da Transcal, não havendo nada a ser complementado.

A integração, então, vai trazer uma economia para quem utiliza dois ônibus, um municipal e outro metropolitano, pois a tarifa mais baixa não será cobrada.

Para poder utilizar o sistema de integração, os passageiros deverão obrigatoriamente ter o cartão TEU!, pois com dinheiro não é possível fazer o controle do sistema. Quem ainda não tem o cartão, deverá providenciar um. Já o cartão BEM, usado exclusivamente nas linhas municipais, será extinto. A partir da próxima segunda-feira não será mais possível fazer a recarga deste cartão. Os usuários deverão usar todos os créditos até 17 de maio, quando ele deixará de ser aceito.

Onde fazer o cartão TEU!

Os créditos e os cartões TEU! poderão ser adquiridos no Posto de Venda da Transbus em Cachoeirinha a partir do dia 18 de março. O posto está localizado na Av. Flores da Cunha, 903 loja 123 e funciona de segunda a sexta-feira das 8h15min às 12h e das 13h30min às 18h.

As empresas que desejam adquirir o TEU! Vale-transporte para seus colaboradores podem fazê-lo através de dois canais via web

1 – Valesul: para empregadores jurídicos que desejam maior gestão do benefício e comodidade, pois oferece o cadastro dos funcionários e o pedido de créditos por importação de arquivo e também a visualização do saldo do cartão online. Além de outras ferramentas de gestão.

Site: www.valesb.com.br

Email: atendimento@valesb.com.br

Fone: 3012-7222

2 – TEU! Online: para empregadores jurídicos ou físicos de pequeno e médio porte. O cadastro dos funcionários e pedido de créditos é feito de forma manual e não fornece saldo online.

Site: www.teuonline.com.br

Email: teubilhete@teubilhete.com.br

Fone: 3214-0404