Inaugurada a Escola Comunitária de Educação infantil (ECEI) Nova Era - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Cuidando da educação das crianças de Gravataí - Foto: Douglas Glier Schütz/PMG

Inaugurada a Escola Comunitária de Educação infantil (ECEI) Nova Era

A solenidade ocorreu na tarde desta segunda-feira (10). A nova unidade de ensino irá atender 500 crianças de zero a cinco anos

Gravataí – Uma “Nova Era” iniciou na tarde desta segunda-feira (10), no Residencial Breno Garcia. O prefeito Marco Alba inaugurou a terceira escola de educação infantil do empreendimento. A Escola Comunitária de Educação infantil (ECEI) Nova Era, somada as outras duas estruturas que a Prefeitura de Gravataí construiu e inaugurou, desde o ano passado, transforma a realidade de mais de 500 crianças de zero a cinco anos daquela região.

O prefeito Marco Alba, em sua fala à comunidade presente, ressaltou que a entrega de uma escola “é uma grande vitória da comunidade”. “Estamos aqui cumprindo integralmente o nosso papel, que é de dar condições para que vocês morem neste residencial que foi construído com subsídios da Caixa e que cada um paga a sua casa e tem a sua dignidade. Aqui, além da três escolas de educação infantil, do posto de saúde e da escola de ensino fundamental que estamos construindo e do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e do posto da Guarda Municipal, estes dois que serão inaugurados dentro de alguns dias, ainda mantemos toda a manutenção e o recolhimento de lixo, e muitos outros serviços. Aqui, ninguém foi colocado e esquecido. Aqui, a Prefeitura está cumprindo o seu papel.”

Ele ainda lembrou que é para aquela região que Gravataí está crescendo. “Falta muito pouco para acabarmos o asfalto da Arthur José Soares e ligar aqui a parada 103 a Morungava. Isso mudará significativamente essa região, que ainda contará com uma nova rota turística que levará para a Serra Gaúcha. Todas estas obras trarão ainda mais riquezas e oportunidades para a comunidade.”

Oportunidades

Moradora do Residencial Breno Garcia, Stefani Talovitz, 24 anos, está muito feliz por ter onde deixar suas duas filhas Ana Luíza e Rafaelly, de 5 e 2 anos, respectivamente. “Estas escolas aqui do Breno são muito boas, bonitas e me dão um alívio. Com minhas filhas ficando aqui, posso ir procurar emprego e sei que estão sendo bem cuidadas.” Ela ainda revela que Ana Luíza, que é cadeirante e tem algumas necessidades específicas, já está sendo muito bem atendida. Matriculada no pré, a menina sorridente disse que o que mais quer é poder “brincar de massinha (de modelar)”.

Investimento

A ECEI Nova Era atenderá crianças de 0 a 5 anos, com capacidade para 90 crianças no berçário e maternal em turno integral (de zero a 3 anos) e 80 crianças na pré-escola em turno parcial, totalizando o atendimento de 170 beneficiários. O investimento anual do município será de mais de R$ 1,2 milhão, na operação da escola sob o atendimento e gestão da Associação dos Moradores do Parque Residencial São Marcos, que tem como presidente da entidade, Manoel Figueiredo e terá como diretora Mara Regina Trajano dos Passos.

A secretária municipal da Educação Sonia Oliveira comentou que apenas na educação infantil são 510 novas vagas criadas no Residencial Breno Garcia. “Nesta semana estamos realizando as matrículas, atendendo os pais e no próximo dia 19, as aulas iniciam aqui nesta estrutura juntamente com todas as outras da nossa rede de ensino.” “Desejamos aos pais e aos nossos alunos um lindo ano de 2020, com muita saúde e com a certeza de que seus filhos estarão sendo bem cuidados enquanto eles trabalham e provém o desenvolvimento da família.”

Em 2013, Gravataí possuía 3.266 crianças matriculadas nas escolas municipais de educação infantil da cidade. Esse número dobrou em 2019, quando a Prefeitura passou a oferecer 6.862 vagas. Toda a ampliação feita nesse período foi possível com a construção de novos espaços. Ao todo, cinco novas escolas foram construídas pela atual gestão.

Estrutura


A Escola Comunitária de Educação Infantil Nova Era é térrea, com acessibilidade total e possui cinco blocos distintos, são eles: administrativo, serviços, multiuso e dois pedagógicos. Os blocos e o pátio coberto são interligados por circulação coberta. Na área externa estão o playground, o castelo d’água e estacionamento. O espaço de educação conta com fraldário; sanitários; salas de atividades; sala de repouso; alimentação; solário; sala multiuso; sala de apoio à informática e refeitório.

Presenças

Estiveram presentes o vice-prefeito Áureo Tedesco e os secretários municipais de Governança e Comunicação Social Luiz Zaffalon e de Habitação, Saneamento e Projetos Especiais Luciane Ferreira. Além deles, fizeram parte da cerimônia os vereadores Clebes Mendes, Fábio Ávila, Paulinho da Farmácia e Nadir Rocha e a representante da Associação dos Moradores do Parque Residencial São Marcos, Márcia Craus.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.