Gravataí vai receber 10 respiradores para o Dom João Becker - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Os equipamentos encaminhados ao Estado são do modelo beira-leito, usados em UTIs - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Gravataí vai receber 10 respiradores para o Dom João Becker

Governo do Estado fez o anúncio nesta segunda-feira (29) após confirmar que os 140 equipamentos prometidos pelo Governo Federal chegaram no domingo

O Rio Grande do Sul ganhou mais um esforço de equipamentos para a rede pública hospitalar. Durante transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta segunda-feira (29), o governador Eduardo Leite anunciou o recebimento de 140 respiradores modelo beira-leito (usados em UTIs) enviados pelo Ministério da Saúde.

Publicidade

Os equipamentos chegaram ao Estado no domingo (28/6). Ao longo desta semana, a Secretaria da Saúde definirá, de acordo com critérios previamente definidos, quais municípios receberão os respiradores. Do total de 140, 112 respiradores já estão com destino definido.

“Destaco o importante apoio do Ministério da Saúde que, mesmo com trocas de titulares, têm mantido firmeza no suporte técnico aos Estados. Com essa leva, atingiremos mais rápido nossa meta de chegarmos aos 1,9 mil leitos de UTI no Rio Grande do Sul, uma ampliação de 100% da estrutura da rede pública hospitalar”, afirmou o governador.

Na primeira quinzena de junho, o Estado recebeu 130 respiradores, também do Ministério da Saúde, que começaram a ser distribuídos aos hospitais gaúchos. No total, o governo federal já enviou 270 respiradores, dos quais 30 foram repassados ao município de Porto Alegre. Desse total, 220 são do modelo beira-leito.

Publicidade

“Esse reforço chegou em boa hora porque se faz necessário ampliar a meta de novos leitos de UTI. Esses respiradores serão entregues a hospitais que já contam com cama, monitores, bomba de infusão, espaço e equipe adequada para que, de fato, possamos instalar os novos leitos. Esse foi o critério que utilizamos ao olhar para a rede hospitalar”, detalhou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Os equipamentos são fundamentais no enfrentamento à Covid-19, porque ajudam pacientes com dificuldades para respirar, e o uso é indicado nos casos graves da doença.

Do total de 140 respiradores, 112 já estão com destino definido:

MunicípioHospitalRespiradores
AlegreteSanta Casa3
CamaquãHospital Nossa Senhora3
CanelaHospital de Caridade3
CanoasHospital Nossa Senhora das Graças10
CanoasHPS10
Caxias do SulHospital Virvi Ramos5
CharqueadasHospital de Charqueadas10
EsteioFundação São Camilo6
GravataíHospital Dom João Becker10
MontenegroHospital de Montenegro6
ParobéHospital São Francisco de Assis6
Restinga SecaHospital de Caridade10
Rio GrandeSanta Casa10
Santa Cruz do SulHospital Ana Nery5
Santa RosaHospital Vida e Saúde5
São GabrielSanta Casa3
São JerônimoHospital de Caridade5
SoledadeHospital de Caridade2

UTI sai da quarentena no Dom João Becker

O Hospital Dom João Becker informou nesta segunda que todos os dez pacientes internados na UTI, colocada em quarentena no último dia 23, testaram negativo para COvid-19. A unidade havia sido colocada em quarentena após três médicos terem testado positivo para coronavírus. Como medida de precaução, outros dois médicos, que tiveram contato próximo a estes profissionais, também foram afastados. A UTI em questão não tem nenhuma relação com o hospital de campanha.

Durante a quarentena, ficou proibida a saída e a entrada de pacientes da unidade, e as visitas foram temporariamente suspensas. Na última sexta-feira (26), a unidade reabriu para entrada e saída de pacientes. As visitas seguem suspensas e os boletins diários seguem sendo informados aos familiares por telefone.

Nesta segunda, 90% das UTIs estavam ocupadas. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, não há falta de médicos intensivistas apesar dos afastamentos. “A escala está sendo cumprida com a chegada de novos médicos e aumento da carga horária de profissionais que já atuavam no hospital. Não há falta de médicos e nenhum prejuízo ao atendimento dos pacientes internados na UTI”, informou a casa de saúde em nota.

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.