Gravataí recebe mais de 400 kits de enxoval do Programa Mãe Gaúcha
Criado pelo Governo do Estado, a iniciativa atenderá gestantes com até 28 semanas e cadastro atualizado no CadÚnico
Gravataí – A Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), recebeu 464 kits de enxoval do Programa Mãe Gaúcha. Criado pelo Governo do Estado, a iniciativa atenderá gestantes com até 28 semanas e cadastro atualizado no CadÚnico. A entrega ocorreu em cerimônia oficial no Centro Logístico da Casa Militar, em Porto Alegre.
Cada kit contém uma bolsa, um cobertor, dois macacões curtos e dois longos, dois bodys, dois culotes, um casaco com capuz, quatro pares de meia e uma toalha com capuz. De acordo com o secretário da SMFCAS Artêmio Airoldi, as unidades recebidas serão distribuídas em todos os Centros de Referência e Assistência Social (Cras) do município. “Hoje é um dia de muita alegria da parte de assistência social de Gravataí, nós fomos o primeiro município a aderir a esse programa. Temos um cadastro organizado e estamos com os serviços cada vez melhores na cidade. Quero agradecer ao nosso prefeito Luiz Zaffalon pelo trabalho feito e por acreditar no serviço das nossas equipes”, disse.
O governador do Estado Eduardo Leite afirmou que a bolsa simboliza o cuidado com o pré-natal, com as famílias e com aqueles que serão o futuro do Rio Grande do Sul. “É nossa responsabilidade estender a mão, dar assistência e cuidado para que estas crianças possam ter a melhor qualidade de vida possível. O Rio Grande do Sul tem uma taxa de natalidade menor que os outros estados, significa que, se a gente quer produzir mais e com menos gente, não podemos nos dar ao luxo de perder qualquer um. A gente não pode deixar ninguém para trás”, justificou.
O secretário estadual de Desenvolvimento Social Beto Fantinel lembra que a entrega é uma demonstração de preocupação com a assistência social para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Hoje cuidamos ainda mais das nossas crianças da primeira infância e do processo que trata as mães beneficiárias. Estamos estruturando e temos um sistema para que cada entrega realizada pelos municípios, informe onde a gestante está recebendo o kit e também informações sobre as famílias. Por determinação do governador Eduardo Leite, nós estamos pela primeira vez construindo um programa robusto e atendendo a todos os municípios que aderiram a esse programa”, explicou.
Fabiane da Silva, de 42 anos, foi uma das beneficiárias que participou da cerimônia de entrega e agradeceu o kit entregue pelo Governo do Estado. “Atualmente estou afastada do trabalho por estar em gravidez de alto risco e estou muito feliz por receber este kit. Quem é mãe sabe a importância disto e o valor que tem cada peça. Para algumas pessoas isto é só uma bolsa, mas para nós que vamos receber é de grande valor. Assim sabemos que nossos filhos vão sair da maternidade aquecidos e muitos não têm essa oportunidade”, agradeceu.






