Gravataí promove mutirão de exames no Centro Municipal de Saúde – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Centro Municipal de Saúde - Foto: Arquivo/PMG

Gravataí promove mutirão de exames no Centro Municipal de Saúde

Quase 200 procedimentos serão feitos ao longo deste sábado (23); pacientes serão chamados via Central de Marcação de Consultas

Publicidade

Gravataí – A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove neste sábado (23), um mutirão de exames no Centro Municipal de Saúde (CMS), das 8h às 17h. Entre os quase 200 procedimentos a serem feitos, estão eletrocardiograma, eletroencefalograma e ultrassonografia de abdômen total. Além disso, haverá palestras sobre ligadura tubária, destinada a mulheres que não desejam mais ter filhos.

Publicidade
Publicidade

O mutirão tem por objetivo reduzir as filas de espera para a realização dos exames e otimizar os atendimentos. Os procedimentos serão voltados a pacientes que estão aguardando na fila de encaminhamentos via Sistema de Encaminhamentos para Especialidades Médicas (Sisem), que serão avisados por meio da Central de Marcação de Consultas (CMC).

Publicidade

Apenas em eletrocardiogramas – que avalia a saúde cardiovascular, com o intuito de detectar alguma anormalidade no coração -, serão realizados 80 exames. Usado para avaliar órgãos como rins, fígado, pâncreas, vesícula biliar, baço e bexiga, o ultrassom abdominal total chegará a ao menos 24 pacientes que aguardam pelo exame.

Centro Municipal de Saúde

Publicidade

Complexo de saúde especializado do município, o Centro Municipal de Saúde conta com diversos serviços à população. Com encaminhamentos via unidades de saúde, o espaço atende, em média, 7 mil pessoas mensalmente. Dentre os serviços que compõem o CMS, estão o Centro de Diagnóstico, o Centro de Nutrição e Qualidade de Vida (Cenq), o Centro de Atenção à Saúde do Idoso e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Além disso, o CMS possui o Centro de Especialidades Médicas, que oferece serviços de cardiologia, endocrinologia, pneumologia, dermatologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, proctologia e urologia. Além disso, as especialidades de cardiologia, gastroenterologia, neonatologia, neurologia, otorrinolaringologia e pneumologia contam com atendimentos médicos pediátricos. O serviço também conta com fonoaudiólogo adulto e pediátrico, a partir dos 4 anos de idade.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.