Gravataí marca presença no Encontro Nacional de Gestores de Cultura
Evento promovido pelo Ministério da Cultura fortalece políticas culturais municipais
Gravataí – A Prefeitura de Gravataí, representada pela Diretora de Cultura Izabel Cristina, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), participou nos dias 11 a 13 de fevereiro do Encontro Nacional de Gestores de Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura (MINC), junto ao Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília.
Izabel Cristina representou Gravataí em reuniões, painéis e oficinas sobre o Sistema Nacional de Cultura, Marco Regulatório do Fomento, Gestão de Espaços Culturais, Valorização do Patrimônio Cultural Municipal e a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O evento proporcionou um amplo diálogo sobre as diretrizes nacionais desenvolvidas pelo MINC.
O Encontro permitiu a troca de experiências entre gestores, apresentação de programas do Ministério e contato com outros Ministérios e iniciativas, como o novo PAC e os CEUs da Cultura, para os quais Gravataí está inscrito. O evento contou com a presença da Ministra Margareth Menezes, do Secretário-Executivo Márcio Tavares, da atriz Denise Fraga e do rapper e escritor GOG.
“Foram dias de aprendizados e compartilhamentos em uma grande construção pública da cultura. Um importante pacto federativo para fortalecer as políticas culturais e aplicá-las em nossos municípios junto à comunidade. Gravataí estar presente nesse evento representa a linha de trabalho que acreditamos: diálogos, trocas, estudos e fazeres coletivos”, destacou Izabel Cristina.
No dia 14 de fevereiro, a Diretora de Cultura visitou a sede do MINC e encerrou sua agenda em Brasília com uma reunião no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). No encontro com Joel Santana, Diretor do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus, foram discutidas políticas públicas para museus e o restauro do Museu Municipal Agostinho Martha, uma das metas da nova Secretaria de Cultura de Gravataí para este ano.






