Gravataí apresentou iniciativas de turismo e inovação na 9ª Fearg – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Pavilhão do Turismo e Inovação - Foto: Sarah Oliveira /PMG

Gravataí apresentou iniciativas de turismo e inovação na 9ª Fearg

Secretarias de Turismo e Inovação trazem ao público da feira projetos e parcerias que promovem o desenvolvimento no município

Publicidade

Gravataí – Em um final de semana cheio de atividades e estandes com iniciativas que transitam entre o setor público e privado, a 9ª Feira Agrorrural e Turística de Gravataí (Fearg) apresenta projeto que promovem o desenvolvimento do município.

Publicidade
Publicidade

A Feira foi criada com o propósito de destacar as potencialidades turísticas do município e valorizar o produtor local e fomentar o agronegócio. Dessa forma, também busca valorizar os trabalhos culturais e os locais turísticos do município, conectando quem vive no centro e interior da cidade.

Publicidade

Junto dos estandes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e Inovação, Ciência e Tecnologia do município (SMICT), expositores locais apresentam seus produtos e propostas de negócio ao público da feira. 

A empresa local Mestre Cuca, especializada em cucas tradicionais alemãs, está marcando presença na feira. “Está sendo muito importante expor na Fearg. Especialmente para captação de clientes e apresentação do produto, a circulação de tantas pessoas está sendo muito interessante para mim”, contou Ismael, idealizador do negócio.

Publicidade

Delícias da Vovó, empresa com mais de 10 anos no mercado de Gravataí, também expõe seus produtos junto ao estande da SMDET. “É ótimo estar aqui hoje, atingindo um público que ainda não conhecia o nosso produto”, conta o representante da empresa.

“O turismo é experiência. Nós trouxemos aqui pessoas que produzem experiência local, pessoas que formam as empresas daqui, fomentando o comércio local”, declarou Rodrigo Silva, secretário substituto da SMDET.

Conheça as iniciativas da área de turismo e inovação levadas pela Prefeitura de Gravataí à Fearg:

Jogo RPG

O RPG Ação V Reação é um livro-jogo criado para ser uma solução educacional de reforço escolar, desenvolvendo habilidades e competências. Nele, o público pode ter contato com regiões turísticas e personalidades de Gravataí de modo jogável.

Desenvolvido pela Taverna Gularte Editora, a startup representou o setor da educação de Gravataí no Gramado Summit 2023. No domingo, 29, a equipe a frente do RPG estará presente na feira, interagindo com o público da Fearg.

Totem QUIZ

Com o quiz exibido no totem da SMDET, o visitante clica no ponto turístico e, de maneira interativa, recebe sugestões e a história de diferentes regiões de Gravataí.

Rota turística Off Road

Lançada no terceiro dia de Fearg, a Rota Turística Off Road contou com 50 jeeps cumprindo o trajeto que se inicia no Barro Vermelho e segue até a Morungava, no Morro da Palha, totalizando 56 km de rota. A rota possui cunho de fomento para o turismo do município. 

Placas de turismo por QR Code 

As placas de QR Code, pensadas pela Prefeitura de Gravataí a partir da parceria feita com o Colégio Dom Feliciano, fazem parte de uma proposta que visa levar o conhecimento e o pertencimento da população e visitantes do município, por meio da história dos pontos históricos e turísticos da cidade. 

Como demonstrativo do projeto, os visitantes da Fearg encontrarão uma placa para a leitura pelo celular, que leva até um vídeo educativo sobre o prédio histórico da antiga sede da prefeitura. 

“O objetivo é divulgar os pontos turísticos de Gravataí, cada um desses lugares terá uma placa”. Rodrigo ressalta que o projeto foi elaborado visando, também, a inclusão. “O objetivo é utilizar a tecnologia para educar e incluir. A escolha pela informação em vídeo pode beneficiar pessoas com deficiência visual”, exemplifica.  

Nova identidade visual do turismo de Gravataí

Apresentando a nova logo projetada para o ++Turismo, o secretário substituto Rodrigo Silva explica que essa é uma identidade visual para apresentar à população o potencial do turismo.

“Gravataí possui tudo, especialmente nestas áreas. Nós temos absolutamente tudo no nosso município e essa conexão com a região é pioneira, é necessário esse laço com o nosso lugar e suas potências”, afirma Rodrigo.

Participação no calendário oficial do Ministério do Turismo

A Fearg se tornou, três meses antes da sua 9ª edição, o primeiro evento turístico de Gravataí a estar nas agendas nacional e estadual, com registro no calendário oficial do Ministério do Turismo. A conquista demonstra o reconhecimento, também, pelo Ministério do Turismo e pelo Estado do Rio Grande do Sul.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.