Gravataí alcança a marca de 15 mil carteiras de identidade emitidas – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Confecção de RG - Foto: Tiago Cechinel/PMG

Gravataí alcança a marca de 15 mil carteiras de identidade emitidas

Serviço é oferecido por meio de uma parceria da Prefeitura com o Instituto-Geral de Perícias

Gravataí – Com um pouco mais de um ano de funcionamento, a confecção de identidades em Gravataí chegou a marca de 15 mil registros gerais emitidos. O serviço, oferecido por meio de uma parceria da Prefeitura com o Instituto-Geral de Perícias (IGP), atende pessoas de Gravataí e de toda a Região Metropolitana. Os atendimentos ocorrem na Central de Polícia, localizada na Avenida Jorge Amado, 761.

Publicidade
Publicidade

O serviço é oferecido mediante agendamento online (clique aqui) e oferece, em média, 70 horários por dia. Com uma equipe de quatro pessoas, os servidores Marinês da Rosa Gomes, Wagnner dos Passos da Silva e as estagiárias Nathalia da Silva Hammes e Manuela Cordeiro da Silva, da Secretaria de Administração, Modernização e Transparência (Smat) fazem o suporte técnico e administrativo.

Publicidade

Segundo o secretário de Administração Gustavo Cavalheiro, este número é resultado de um trabalho em conjunto entre as duas instituições. Além da cedência dos servidores, a Prefeitura também oferece, desde julho de 2022, os equipamentos.

Mais facilidade para a população

Publicidade

Utilizando o serviço pela primeira vez, o senhor Ariosto Rudimar Gomes levou a mãe Arylde, de 92 anos, para a confecção da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). De acordo com ele, a marcação foi feita com uma semana de antecedência e o atendimento foi rápido. “É ótimo, pois não precisamos mais ir para Porto Alegre e o atendimento foi muito bom”, avalia.

Nova Carteira de Identidade Nacional

A 1ª via da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é isenta para todos. O novo modelo já está liberado para todas as faixas etárias. A nova CIN se assemelha à Carteira Nacional de Habilitação; um QR Code na parte traseira permite acesso ao documento na versão digital.

No novo formato, não há mais o número de RG, o dado adotado é o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), que unifica o sistema de dados nacional e é válido em todo o país. O prazo de validade é diferente conforme a idade do cidadão, por exemplo, quem possui entre 0 a 12 anos, o documento tem validade de 5 anos.

Quem precisa fazer a nova CIN

As carteiras de identidade emitidas no formato antigo seguem aceitas até a data de validade impressa. Em 29 de fevereiro de 2032 todos os documentos de identidade antigos perderão a validade.

Como fazer

De acordo com o IGP, a forma de atendimento segue com o agendamento prévio, por meio do site, que pode ser acessado por aqui. A relação dos documentos necessários para a emissão da Carteira de Identidade está disponível no site do IGP. Para mais informações, a Prefeitura de Gravataí disponibilizou um canal de atendimento, direto, por meio do e-mail carteiradeidentidade@gravatai.rs.gov.br. 

Para marcar seu horário para confecção do documento, o site deve ser acessado das 8h às 8h30min, com agenda para sete dias à frente. A relação dos documentos necessários para a emissão está disponível também no site. No dia agendado, é necessário o comparecimento com no máximo 15 minutos de antecedência.

Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (51) 3191-5100 ou pelo e-mail carteiradeidentidade@gravatai.rs.gov.br

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.