CACHOEIRINHA

FniC tem expectativa de gerar R$ 5 milhões em negócios

Feira, que acontece de 13 a 16 de maio, foi apresentada na manhã desta quarta-feira (16)

Cachoeirinha – A Feira de Negócios e Inovação de Cachoeirinha (FniC) tem a expectativa de gerar R$ 5 milhões em negócios durante os quatro dias do evento, que acontece de 13 a 16 de maio no estacionamento do Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC). E esse número tende a aumentar no decorrer do ano em virtude de contratos que são fechados para compras recorrentes, conforme a presidente do CIC, Neiva Bilhar.

Na manhã desta quarta-feira (16), no auditório do CIC, ela ao lado da presidente da Associação Empresarial e Comercial (ACC), Mari Valim, e do prefeito Cristian Wasem, apresentaram as novidades da 3ª edição da FniC destacando a resiliência. O evento deveria ter sido realizado no ano passado e quando toda a estrutura estava pronta, ocorreu o cancelamento em função da maior enchente da história da cidade.

Neiva destacou que os expositores que estavam programados para o ano passado, se mantiveram. “Ninguém desistiu, mesmo aqueles atingidos [pela enchente]. Permaneceram porque apostam na FniC. Ela é uma vitrine e transcende para fora do município. Hoje nós já estamos com a feira no mapa do Estado e do Brasil. Isso é mostrar que nós conseguimos devolver para o Município tudo o que ele sofreu. Essa feira vem para presentear o Município”, disse.

A presidente da ACC salientou que a Fnic vem crescendo a cada edição. Na primeira, em 2019, foram 60 expositores. Na seguinte, em 2022, foram 100 e esse ano são 132. “A crescente da feira se dá pela confiança que a gente tem. Já transcendeu o município e já está na região metropolitana.”

Já a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sueme Pompeo de Mattos, destacou que a feira cresce pelo pertencimento com a cidade. “As pessoas passaram a conhecer a Fnic, passaram a falar da FniC. Quando nós falamos da feira, é uma coisa. Quando a cidade passa a falar, querer conhecer, perguntar como faz para participar da FniC, a gente percebe de fato que esta feira passa a ser da cidade. A palavra resiliência resume de certa forma. A feira é uma resiliência e mais do que tudo dá uma esperança para a cidade.”

Para o prefeito Cristian Wasem, a FniC permite que as pessoas se aproximem de forma física em um mundo “muito rápido e inovador” das redes sociais. “Nada melhor do que reunir em um único evento, com diversas palestras, produtos inovadores, uma apresentação de todas as empresas, mostrando para quem é daqui e para todo o Rio Grande do Sul e Brasil, é muito importante. É uma visibilidade diferenciada em relação ao que a gente costuma fazer no nosso dia a dia. A FniC traz esse sentimento de unir cada vez mais o nosso Centro das Indústrias de Cachoerinha, a nossa ACC, junto da comunidade, junto da prefeitura. Isso é muito importante e queremos investir cada vez mais nesse sentido. Mostar que a gente tem força de recomeçar”, disse.

FniC atraiu empresas e gerou empregos

A presidente do CIC revelou que a FniC não proporciona apenas negócios para as empresas. Também beneficia a cidade e seus moradores. Foi a partir da feira que duas novas empresas se instalaram no Município. A Pontes Máquinas e a Superaço passaram a operar em Cachoeirinha.  A primeira, gerando 173 empregos, e a segunda, 175.

Oportunidades para negócios

Nos quatro dias de feira, além das palestras, a FniC vai dar para as empresas a oportunidade de novos negócios. Grandes empresas estarão em busca de novos fornecedores. Com apoio do Sebrae, serão realizadas Rodadas de Negócios e haverá ainda Sessão de Negócios. Além disso, em contato direto com expositores, empresas poderão conhecer produtos e serviços para negócios futuros. Para participar das atividades, que são gratuitas, é necessário fazer inscrição. Confira, abaixo, os links.

FNIC 2025 – Programação Oficial

13 de maio

  • 14h – Cerimônia de Abertura
  • 15h – Palestra: “O Mundo Mudou Bem na Minha Vez”
    Palestrante: Dado Schneider
  • 17h – Palestra: “Desvendando o Sucesso: Estratégias Vencedoras para Vendas B2B”
    Palestrante: Lauren Andara
  • 18h30 – Atração Cultural: Happy Hour com Tom Amorim

14 de maio

  • 13h30 – Palestra: “Brasil Mais Produtivo”  Palestrante: Everton Luis Fernandes do Amaral (SENAI)
  • 15h – Palestra: “Tendência no Consumo e no Varejo”  Palestrante: Vilson Noer
  • 15h30 – Atração Cultural: Coral Colégio Adventista
  • 17h30 – Palestra: “O Que é ESG? Oportunidades de Negócios“ Palestrante: Valter Tavares Nunes
  • 18h30 – Atração Cultural: Happy Hour com Grazi Andriótti

15 de maio

  • 13h30 – Palestra: “Perspectivas econômicas em tempos de incerteza: principais desafios do Brasil e do Rio Grande do Sul“ Palestrante: Giovani Baggio
  • 15h – Painel: “O Poder do Conteúdo: Estratégias de Marketing para Engajar”
  • 17h – Painel: “Reforma Tributária“ Participantes: Paula Dahmer e Diogo Chamun (Apoio: Sescon)
  • 16h – Atração Cultural: Martinho Lutero em Canto
  • 18h30 – Atração Cultural: Happy Hour com Leandro Berlesi

16 de maio

  • 14h – Palestra: “Liderança Infinita” Palestrante: Helena Brochado
  • 16h – Workshop “A Conexão com a Música” Palestrante: Thedy Corrêa
  • 14h30 – 17h30 – Encontro: Ecossistema de Inovação
  •  18h – Encerramento Oficial
  • 18h30 – Atração Cultural: Happy Hour com Banda Display

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.