Feira do Livro de Porto Alegre inicia na próxima sexta-feira
Nos 20 dias de Feira do Livro, os visitantes poderão conhecer as novidades do mercado literário em 72 bancas
A partir da próxima sexta-feira (1), a Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre, será ocupada pelos livros e seus leitores, em uma programação especial para celebrar a sua 70ª edição. Nos 20 dias de Feira do Livro, os visitantes poderão conhecer as novidades do mercado literário em 72 bancas, 62 localizadas na área geral e 10 na área infantil e juvenil. Ao todo, serão mais de mil eventos culturais, todos gratuitos, que ocorrerão das 10h às 20h. A Feira do Livro de Porto Alegre recebe um público estimado de 1,5 milhão de visitantes durante todo o período de realização.
Esta edição da Feira se torna ainda mais especial ao marcar uma data tão significativa e simbolizar a retomada do setor livreiro, que foi duramente afetado pela enchente que atingiu o estado em maio deste ano. Mais de 24 empresas entre livrarias, editoras, bibliotecas e distribuidoras tiveram danos materiais e perda de estoque, e muitos locais precisaram interromper suas operações por longo período.
“São 70 anos ininterruptos de promoção da leitura, formando novos leitores. É uma alegria ver essa edição tomando forma após mais um grande desafio como o que vivemos neste ano, em que muitos livreiros perderam muitas obras, equipamentos, ficaram sem trabalhar. Por isso contamos com que o público prestigie a nossa Feira do Livro, que terá uma programação muito especial para marcar essa edição”, destaca Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.
Almanaque de aniversário
Para marcar e preservar as memórias desses 70 anos de história, a Câmara Rio-Grandense do Livro lançará, no dia 2 de novembro, às 18h, o Almanaque da Feira do Livro 2024. A obra foi escrita pelo jornalista Rafael Guimaraens e registra os principais fatos ocorridos no estado durante esse período. Além disso, mostrará curiosidades sobre o evento literário, apresentará quem faz parte da organização, quais foram os títulos mais vendidos, os cartazes que marcaram cada edição. Também será possível relembrar os patronos, os presidentes da Câmara Rio-Grandense do Livro e testar os conhecimentos através de atividades como cruzadinha e caça palavras.
“O tempo passeia por aqui”
Nesses 70 anos do maior evento literário a céu aberto da América Latina, a relação especial entre o tempo e a Feira do Livro foram inspiração para a campanha “O tempo passeia por aqui” que marca a edição comemorativa. Pelo terceiro ano consecutivo, a PFC Agência assina a publicidade do evento que poderá ser contemplada nas redes sociais, nas mídias tradicionais e, também, por toda a Feira do Livro, pelos totens, camisetas, lonas e cenários. “Ser a agência de comunicação da Feira do Livro é ter uma linda história para contar”, destaca o diretor-geral de criação da campanha, Marcos Eizerik.
Programação especial com mais de 700 sessões de autógrafos
Um dos grandes destaques da Feira do Livro de Porto Alegre é a programação cultural e literária para todos os públicos. Para este ano, quase dois mil autores devem passar pela Feira do Livro e participar de mais de 700 sessões de autógrafos individuais ou coletivas. Na área infantil e juvenil, são 45 escritores nacionais e 44 gaúchos. Já na programação para os adultos, serão 270 escritores gaúchos, 29 nacionais e 13 autores internacionais.
Entre as atividades, os visitantes poderão prestigiar encontros com autores, oficinas literárias, saraus, além de uma programação de música, shows e teatro. Outra novidade deste ano é a primeira curadoria dedicada à Literatura e Cultura Negras. A coordenação será da escritora e musicista Lilian Rocha. Além das atividades no campo literário, a programação trará expressões artísticas através de saraus poéticos e apresentações musicais, mostrando a diversidade e a potência da cultura afro-brasileira.
Autores internacionais
A Feira do Livro deste ano receberá 13 escritores internacionais que vão compor a programação literária. Entre os destaques, está Claudia Piñeiro, da Argentina, que desembarca na capital gaúcha para um encontro com os leitores no dia 10/11, às 17h30, no Auditório Barbosa Lessa. Além de escritora, Claudia é roteirista de TV e colaboradora de diversos veículos impressos. Entre as suas obras, está o romance Tuya, finalista do Prêmio Planeta 2003. Em seus textos, a escritora explora os mistérios e as intrigas que permeiam suas narrativas, discutindo temas como corrupção, violência e os segredos obscuros que moldam suas histórias.
Dolores Reyes, de Buenos Aires, realizará a palestra “Horror no cotidiano – literatura contemporânea”, em que debaterá suas obras e o impacto do horror no cotidiano. A escritora argentina é reconhecida por explorar temas profundos e sociais em suas histórias. Entre os seus destaques, está o romance Cometierra, que foi traduzido para o português em 2024 e será autografado na Feira do Livro. O encontro ocorrerá no Espaço Força e Luz, no Auditório Barbosa Lessa, no dia 15/11, às 15h30, e contará com a participação das autoras Irka Barrios e Verena Cavalcante.
A Feira do Livro de Porto Alegre será realizada de 1º a 20 de novembro e, neste ano, terá Sérgio Faraco como patrono. Aos 84 anos de idade, hoje residindo na capital gaúcha, o escritor terá sua nova publicação, Digno é o cordeiro, lançada na Feira, no dia 3 de novembro, às 16h30, no Espaço Força e Luz. A obra dá sequência às memórias narradas em Lágrimas na chuva, lançada em 2002, na qual o escritor relata a experiência que viveu na União Soviética.