GRAVATAÍ

Exposição ´A Roupa do Gaúcho´ retorna ao shopping de Gravataí

Chapéus, botas, vestidos e demais peças que mostram a evolução dos trajes gaúchos estarão expostas

Publicidade
Invista em Gravataí/RS

Gravataí – Preparado com uma programação especial para a Semana Farroupilha, o Gravataí Shopping Center contará nos próximos dias com uma decoração tradicionalista com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. Para complementar as homenagens, a exposição “A Roupa do Gaúcho” retorna neste final de semana apresentando mais de 400 anos de história através dos trajes tradicionais da cultura gaúcha desde 1620. Chapéus, botas, vestidos e demais peças que mostram a evolução dos trajes gaúchos estarão expostas com visitação gratuita no gramado verde, em frente à loja StarDreams Colchões, de 10 a 12 de setembro.
 
A exposição é de responsabilidade de Virgínia Souza, Coordenadora de Execução e Produtora Cultural, e é apoiada pela Lei Aldir Blanc. Ela foi criada para mostrar ao povo gaúcho como a vestimenta é importante para a tradição e história cultural do Estado ao longo dos anos. Todas as peças foram reproduzidas em 2021, usando técnicas e orientações pertinentes ao período de cada traje, e fazem parte do projeto “Um Legado a ser Preservado: Uma viagem pelos 400 anos da evolução da Vestimenta Gaúcha”. 
 
Os visitantes poderão conferir roupas que remetem às vestimentas utilizadas por indígenas, estancieiros e charqueadores, trajes farroupilhas, e trajes mais modernos, como as bombachas, botas e vestidos com babados em mais de 16 manequins com aproximadamente 45 peças, incluindo acessórios como roupas íntimas de época, entre outras peças especiais. A exposição já esteve no shopping neste ano e atraiu o público que aprovou a iniciativa de conhecer mais sobre a cultura gaúcha.
 
Joana Frota, Coordenadora de Marketing do Gravataí Shopping salienta a satisfação de receber novamente a exposição que traz uma bagagem cultural e histórica imensa para as gerações atuais e futuras. “Geralmente, vemos as histórias das tradições sendo contadas através de filmes e novelas com temática de época. Aqui no Gravataí Shopping, os visitantes poderão conferir de perto mais de 400 anos de cultura gaúcha e valorizar a Semana Farroupilha”, finaliza. 

Publicidade
Planeje suas conquistas com o Sicredi
Publicidade
Sogil, há 72 anos em novimento
Botão Voltar ao topo