Esta semana será marcada por poucas chuvas e pelo retorno do calor intenso no RS – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Calor - Foto: Fernando Oliveira/MetSul

Esta semana será marcada por poucas chuvas e pelo retorno do calor intenso no RS

Semana no RS começa ainda com pancadas isoladas. Grande maioria dos dias, porém, não terá chuva e o calor retornará

O domingo (28) no Rio Grande do Sul foi marcado por sol e pancadas de chuva. Com vórtice ciclônico (baixa fria) em níveis médios e altos da atmosfera e um centro de baixa pressão em superfície na costa, o aquecimento diurno favoreceu convecção com a formação de nuvens carregadas durante a tarde que trouxeram pancadas isoladas de chuva e até com granizo em alguns pontos.

Publicidade
Publicidade

De acordo com dados de estações meteorológicas, a chuva até o final da tarde deste domingo somou 19 mm em Arroio do Tigre, 18 mm em Caxias do Sul, 17 mm em Vacaria, Porto Alegre (Sul) e Lagoa Bonita do Sul, 9 mm em Cambará do Sul, Sapucaia do Sul e Tupanciretã, 4 mm em Canela e 3 mm em Teutônia. Em Sobradinho, no Centro-Serra, caiu granizo miúdo. Em pontos isolados da Grande Porto Alegre, como em São Leopoldo e em Nova Santa Rita, chuva forte isolada durante o período da tarde causou alguns pontos de alagamentos. Grande parte das cidades gaúchas, entretanto, não teve qualquer registro de chuva durante este domingo, o que já era esperado. E o mesmo vai ocorrer durante esta segunda-feira com chuva isolada, mais à tarde, na Metade Leste do estado.

Publicidade

O sol aparece com nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, no entanto se espera chuva isolada em parte do estado, assim como hoje. Precipitação em setores localizados, em alguns casos muito isolados (escala de bairros), é projetada para pontos da Metade Leste gaúcha. Maior chance de chuva em pontos da costa e da Serra. Na Metade Oeste, o tempo firme predomina. A temperatura estará agradável durante a manhã, mas, com o sol, aquece e faz um pouco de calor durante a tarde. Nada excessivo, porém. Maior aquecimento é esperado em cidades do Noroeste e da Fronteira Oeste com marcas de 30ºC a 32ºC.

A MetSul Meteorologia, aliás, antecipa que o tempo firme e o sol serão a tônica da semana no Rio Grande do Sul. Será uma semana de chuva escassa no estado. Em grande número de cidades gaúchas, especialmente mais a Oeste, não cairá uma gota de chuva a semana inteira com uma longa sequência de dias de sol e temperatura gradualmente mais elevada.

Publicidade

A partir desta segunda-feira (29), a área de baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera, que por muitos dias permaneceu sobre o Sul do Brasil com temperatura mais baixa e favorecendo chuva isolada, começa a se afastar. Com isso, a partir de terça se inicia um padrão de tempo mais seco e firme de forma generalizada no Rio Grande do Sul. É o que vai garantir uma semana de muito sol no estado com elevação gradual da temperatura e o retorno do calor típico desta época do ano. As máximas mais elevadas ocorrem na segunda metade da semana, quando as tardes podem ter 35ºC ou mais em algumas regiões.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.