EducArte encerra 1ª exposição com protagonismo estudantil
Evento aberto ao público acontece no dia 25 de junho, às 19h, no Quiosque da Cultura, celebrando a primeira edição do projeto EducArte
A comunidade gravataiense está convidada a participar da cerimônia de encerramento da primeira edição do EducArte – Quiosque da Cultura: Educando com Arte, que acontece no próximo dia 25 de junho, às 19h, no Quiosque da Cultura, localizado na Praça Leonel de Moura Brizola. Com entrada gratuita, o evento será um momento de celebração da arte, da educação e do protagonismo estudantil, reunindo estudantes, familiares, educadores e a comunidade em geral.
A cerimônia marcará o encerramento da primeira exposição do projeto, iniciativa que aproxima cultura e educação ao transformar o Quiosque da Cultura em um espaço permanente para a valorização da produção artística de estudantes da rede municipal de ensino de Gravataí. Nesta primeira edição, a exposição foi desenvolvida pela EMEF Presidente Tancredo Neves, apresentando ao público os trabalhos das alunas do 4º ano Évellyn Vitória dos Santos Silva e Rafaela da Luz da Rosa, que transformaram pesquisas, vivências e processos criativos em obras que vêm emocionando os visitantes ao longo do período expositivo.
Évellyn apresenta o projeto “Raízes Ancestrais de Gravataí: Entre Rios e Memórias”, uma reflexão sobre ancestralidade, território e memória, tendo o Rio Gravataí como elemento central de sua narrativa artística. Utilizando pintura, desenho, colagem e pigmentos naturais, a estudante construiu obras inspiradas em referências indígenas e africanas, destacando a relação entre cultura, natureza e identidade. Já Rafaela apresenta “Torajo: Mundos Imaginários”, um universo ficcional criado por meio de desenhos, ilustrações e narrativas visuais. A proposta explora a criatividade e a imaginação como ferramentas de expressão artística, reunindo técnicas de grafite, pintura e ilustração digital para dar vida a personagens, cenários e histórias desenvolvidas pela estudante.
Ao longo da exposição, o espaço recebeu estudantes, professores, familiares e visitantes, reafirmando o papel da arte como instrumento de expressão, pertencimento e formação cidadã. A cerimônia de encerramento será uma oportunidade para celebrar o talento das jovens artistas e reconhecer o trabalho desenvolvido pela comunidade escolar. A ação conta com o acompanhamento da equipe pedagógica da EMEF Presidente Tancredo Neves, formada pela diretora Lilian Geisekele da Silva Francisco, pela supervisora Tatiana de Jesus Gonçalves, pela orientadora Márcia Maria Ribeiro Damiani e pela professora Luana Rodrigues dos Santos.
Como parte das ações do projeto, as estudantes, juntamente com a direção e a professora da escola, também participaram de um mini documentário produzido pela Secretaria Municipal de Cultura, posteriormente exibido no Cine Teatro de Gravataí para os alunos da própria escola, ampliando a experiência formativa e fortalecendo o diálogo entre arte, educação e patrimônio cultural. O EducArte é promovido pelos setores de Artes Visuais e Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e parceria da SOGIL. A iniciativa busca fortalecer a integração entre cultura e educação, incentivando o senso de pertencimento, estimulando a criatividade e ampliando a participação dos estudantes no cenário artístico do município.
Para a chefe da Divisão Técnica da Secretaria Municipal de Cultura e responsável pela execução do projeto, Mari Velleda, o EducArte representa uma oportunidade de reconhecer e valorizar a produção artística desenvolvida nas escolas municipais. “O EducArte nasceu com o propósito de mostrar que a arte produzida pelos nossos estudantes merece ocupar espaços públicos de destaque. Quando uma criança vê sua criação exposta em um equipamento cultural da cidade, ela passa a reconhecer que sua voz, sua criatividade e sua história têm valor. Esse projeto só é possível graças à união entre Cultura e Educação, que acreditam no potencial transformador da arte como ferramenta de aprendizagem. Convidamos toda a comunidade para participar da cerimônia de encerramento e celebrar conosco esse momento tão especial, que fortalece o sentimento de pertencimento e incentiva novos talentos.”
A cerimônia de encerramento contará ainda com a presença das estudantes expositoras, familiares, educadores e convidados, sendo um momento especial de celebração da criatividade, da educação e da cultura. A primeira edição do projeto conta com o apoio do Sindilojas Gravataí, Bootshoes Atacado e Varejo, Confeitaria do Doce, Metra Inox, Serralheria LS e Sicoob, parceiros que contribuem para fortalecer a iniciativa e ampliar seu alcance junto à comunidade.
Serviço
Cerimônia de Encerramento do EducArte – Quiosque da Cultura: Educando com Arte
Data: 25 de junho
Horário: 19h
Local: Quiosque da Cultura – Praça Leonel de Moura Brizola, com entrada gratuita.






