Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por passeio de Catamarã no Rio Gravataí - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Conhecendo mais sobre o rio Gravataí - Foto: PMG/Divulgação

Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por passeio de Catamarã no Rio Gravataí

Atividade deu início a Semana do Meio Ambiente na cidade

Gravataí –Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e o início da Semana Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de Gravataí por meio da Fundação do meio ambiente (FMMA) com apoio da Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí (APN-VG), organizou na manhã desta quarta-feira (05), um passeio de Catamarã pelo Rio Gravataí.

 “Este roteiro, além de muito educativo, é uma oportunidade importante para a população conhecer o manancial que abastece a cidades de Gravataí, Glorinha, Viamão, Cachoeirinha e Alvorada. Normalmente a sociedade não sabe o quanto o Rio é grande e bonito. Conhecem somente a parte suja que chega a Porto Alegre já poluído. A ideia do passeio do Catamarã é dar um presente para a cidade”, disse o diretor-presidente da FMMA, Luiz Zaffalon.

Com a presença de aproximadamente 60 pessoas, entre servidores municipais, membros do governo e do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município, o roteiro durou um pouco mais que duas horas proporcionando vista de uma paisagem exuberante.

A limpeza e revitalização do Rio só foram possíveis através do projeto Rio Limpo, realizado pela APN-VG, tendo como foco a divulgação e a conscientização de práticas sustentáveis e de reeducação da população. Além disso, a organização do projeto é responsável por viabilizar os passeios com o Catamarã, já que tudo foi pensado para comportar o tamanho da embarcação. Limpeza, poda e demarcações estão entre as ações realizadas pela associação.


Orla será ponto turístico

Durante o trajeto, Paulo Müller, integrante do Conselho Consultivo da APN-VG falou um pouco sobre a história do Rio, curiosidades, fauna e sobre a importância da preservação. “Temos capivaras, lontras, jacarés e diversos tipos de aves vivendo aqui. Inclusive aves migratórias. Este projeto é sensacional e agradecemos muito ao município por proporcionar a obra de revitalização da Orla, que em breve será mais um ponto turístico do município”.


Você também quer fazer o passeio de Catamarã?

Qualquer grupo de pessoas pode contratar a APN-VG para o serviço de passeio ao Rio Gravataí. “Costumamos receber estudantes, famílias, idosos, grupos de dança e até mesmo CTGs. Nosso foco é tornar o leito do Rio uma atração que engrandeça a cidade perante a comunidade”, explica Sérgio Luiz Cardoso, coordenador geral do projeto Rio Limpo.

Para contratar o tour, é necessário entrar em contato diretamente com a APN-VG no e-mail apnvg.agendabarco@gmail.com ou diretamente na base do projeto no endereço Rua Doutor Luiz Bastos do Prado, 926 – Centro de Gravataí.

Compartilhe essa notícia