CIDADE + BONITA

Destino correto do lixo produzido em casa deixa a cidade mais bonita

Cachoeirinha possui sistema de coleta seletiva porta-a-porta para lixo reciclável e Ecopontos para descarte de podas, restos de obras, madeiras e utensílios domésticos

Publicidade

Cachoeirinha – Ao circular pela cidade, por vezes é possível notar um móvel velho, restos de obra ou, até mesmo, podas de árvores deixados pelas vias ou ao lado dos contêineres destinados ao recolhimento de rejeitos e lixo orgânico. Esse tipo de ação, além de ser errada, acaba deixando a cidade feia e suja. É responsabilidade do cidadão dar o destino correto para o lixo produzido em casa, de acordo com sua composição, através dos meios oferecidos pelo município para a captação destes.

Cada tipo de lixo produzido possui um sistema único de reciclagem. No momento em que vários tipos de resíduos são misturados, torna a reciclagem mais difícil, cara ou impossível. Por isso a importância em separar o lixo que se produz em casa entre reciclável e orgânico. Esse simples gesto, além de contribuir para o melhor funcionamento da cidade e para o meio ambiente, também gera renda para os recicladores.

Além da coleta tradicional de rejeitos e orgânicos, feita através dos contêineres distribuídos pelas vias do município, Cachoeirinha também possui dois sistemas para captação de resíduo reciclável seco, com a coleta porta-a-porta, e para destarte de podas e outros, através dos Ecopontos. A Coleta Seletiva porta-a-porta acontece de segunda à sábado, entre 8h e 18h, dividida entre as regiões da cidade. Um caminhão destinado aos recicláveis passa nos bairros coletando o lixo previamente separado pela população.

Os materiais recolhidos pelo caminhão da Coleta Seletiva são lixo seco como papel, papelão, jornal, plásticos, latinhas, garrafas PET, metais, vidros e eletrônicos. O caminhão também recolhe caixas de leite limpas e óleo de cozinha usado acondicionado em garrafa PET. Vale ressaltar que é importante que os vidros estejam embalados de forma a evitar cortes no coletor. Os materiais recolhidos pela Coleta Seletiva são encaminhados para a Associação dos Classificadores de Resíduos Recicláveis de Cachoeirinha – ACRER, localizada no Distrito Industrial. No local é feita a triagem dos materiais e a venda.

Confira a seguir os bairros e dias onde passam o caminhão da Coleta Seletiva:

  • Segunda-feira: Santo Ângelo, Jardim América, Veranópolis, Eunice Nova, Eunice Velha, Distrito Industrial;
  • Terça-feira: Jardim Mauá, Vila Imbuí, Vila Cachoeirinha, Vila da Paz, Jardim Conquista, Jardim Vitória, Carlos Wilkens, Vila Márcia, Vila Regina, Túnel Verde, Betânia, Chácara das Rosas, Moradas do Bosque;

Quarta-feira: Jardim do Bosque, Granja Esperança, Central Park, Jardim Colinas, Princesa Isabel, Monte Carlo, Pontaporã, Cohab, Parque Brasília

  • Quinta-feira: Parque da Matriz, Vale do Sol, Bom Princípio, parte da Vista Alegre;
  • Sexta-feira: Vista Alegre, Marechal Rondom, Beija-flor, Nova Cachoeirinha, Espírito Santo, Ipiranga, Fátima;
  • Sábados: recolhimento de pneus nas borracharias do município.
Ecopontos recebem restos de podas, obras, caliças, móveis, entre outros

Já os Ecopontos do município recebem restos de podas, de obras, madeiras, caliças, utensílios domésticos e móveis. São dois pontos de coleta onde a pessoa leva o material de descarte até o local. Um deles está localizado atrás do Shopping do Vale, e o outro no bairro Granja Esperança, na Rua Ary Rosa dos Santos, 131.

Saiba a diferença entre o lixo produzido em casa:

  • Resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro.
  • Rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros, como fraldas, absorventes, cotonetes e outros resíduos de limpeza.
  • Resíduos orgânicos consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim, como folhas secas, podas.

É importante que o lixo orgânico não seja misturado com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos secos e para que os orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem. Por isso é importante que se faça a separação correta entre entre recicláveis secos, resíduos orgânicos e rejeitos.

O site oreporter.net está desenvolvendo o projeto Cidade + Bonita – É na cidade que se vive a vida. Se você conhece alguém que cuida do jardim, que varre a calçada, que se preocupa com pequenas atitudes que ajudam a transformar a cidade em um lugar melhor, sugira uma reportagem. Basta clicar no número abaixo e enviar uma mensagem pelo whattsapp.

SUGIRA UMA REPORTAGEM pelo Whatsapp: – 9.8489.7155

Mostrar mais

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.