Descarte irregular de lixo agravou alagamentos em Cachoeirinha
Tem colchões, portas de carro, sofás e até geladeiras em arroios e pelas ruas
Cachoeirinha – O descarte irregular de lixo pelas ruas e arroios agravou os alagamentos em Cachoeirinha no final de semana. O sistema de esgoto pluvial não deu conta do grande volume de água em um intervalo curto de tempo e a água ainda encontrou dificuldades para escoar devido ao lixo carregado para os bueiros. O prefeito Cristian Wasem constatou pessoalmente o problema no final de semana quando foi para as ruas liderando as equipes de socorro.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Emerson Santos, é necessário a população tem um maior comprometimento com a limpeza da cidade. Desde domingo, arroios estão sendo limpos novamente. “Tem colchões, porta de carro e até geladeira dentro de arroio”, lamenta.
A prefeitura tem feito a limpeza de ruas e locais de descarte irregular de lixo. Dias depois, contudo, está tudo sujo novamente. O secretário explica que nos containers há ainda outro problema. Há pessoas que descartam caixas de papelão, mas abertas. Isso faz com que o container lote rapidamente. Outras ainda descartam ao lado dele colchões, sofás, restos de móveis e outros materiais diversos. “Aí vem um andarilho procurar algo no container e joga sacolas para fora e o lixo só aumenta”, lamenta Santos. E tem quem até quebre a tampa do container, como na rua Moisés Santos, na Vila Márcia.
Quem leva lixo para descartar em locais irregulares em diversas ruas, poderia ir até um ecoponto. “Nós temos dois ecopontos modelos na cidade e um no modelo antigo perto do estádio do Cruzeiro. Não custaria nada elas levarem seus lixos até esses locais”, comenta.
Ecopontos:
- Rua Lindolfo Vagner s/n° (Ecoponto Shopping do Vale) – Atendimento de segunda a sábado das 07h às 18h – Telefone/WhatsApp 30416217
- Av. Ary Rosa dos Santos, 131 (Ecoponto Granja Esperança) – Atendimento de segunda a domingo, das 07h às 19h – Telefone/WhatsApp 30416217
- Rua Maranhão, 260 Bairro Fátima (Ecoponto Fátima) – horário de funcionamento de segunda a sábado das 08h às 18h