Cristian estuda criar secretarias e já tem nomes definidos para o novo governo
Prefeito deverá enviar projeto de lei para a Câmara de Vereadores para ser votado antes do recesso
Cachoeirinha – Reeleito para um novo mandato, que desta vez será completo com quatro anos, o prefeito Cristian Wasem está estudando uma reforma administrativa. A criação da Secretaria da Cultura, promessa de campanha, está garantida. Ela sai da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e não há ainda um nome para o cargo. O atual secretário, Ildo Júnior, ficaria no Esporte, Lazer e Turismo.
Não foi prometido na campanha, mas duas novas secretarias poderão ser criadas. A primeira é a de Comunicação tendo como titular Tiago Almer, que reassumiu a gestão do setor depois da campanha eleitoral. A ideia do governo é melhorar a comunicação, hoje focada em cards para o Facebook e vídeos do prefeito no Instagram.
A outra pasta poderá vir de um desmembramento da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. A atual secretária, Sueme Pompeo de Mattos (PDT) seguiria no primeiro escalão assumindo o Desenvolvimento Econômico ou o Trabalho. O desmembramento depende, conforme informações de bastidores, de uma negociação com o PL, que não fez parte da coligação e desistiu da candidatura a prefeito para não tirar votos de Cristian.
A intenção do prefeito, conforme informações de bastidores, já que ninguém se manifesta oficialmente sobre o estudo em andamento, é a de fazer a reforma administrativa sem a criação de novos cargos. Haveria um remanejo de cargos na nova estrutura. O problema do governo é o gasto excessivo com a folha de pagamento, que vem crescendo, ainda mais com a nomeações de concursados, especialmente para a educação. A prefeitura está no limite de gastos com a folha permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Nesta reforma, outra novidade poderá ser o retorno do ex-prefeito Vicente Pires ao Executivo. Hoje, ele tem cargo na Câmara. Vicente não se elegeu vereador e poderia assumir a secretaria de Governo, cargo que o então prefeito José Stédile o colocou para prepará-lo para se eleger, como aconteceu em 2008 pelo PSB. Hoje, Vicente está no Republicanos. Nas duas gestões ele teve um trabalho destacado em políticas públicas para dependentes químicos, área que não vem recebendo muita atenção no governo Cristian.
Confira, abaixo, como podem ficar as secretarias
Secretaria da Administração – Charlante Stuart (PP) não deverá continuar. Poderá ser substituído pelo atual secretário de Governo, Mauro Vargas (PP)
Secretaria da Educação – Continua com Isabel Fonseca (Quatro técnico)
Secretaria da Saúde – Continua com Bianca Breier (Quadro técnico)
Secretaria de Governo – Vicente Pires (Republicanos) é cotado para assumir
Procuradoria-Geral do Município – Segue com Rodrigo Silveira (cota do prefeito)
Secretaria de Planejamento – Paulo Garcia (MDB) poderá continuar
Secretaria de Captação de Recursos – O ex-vereador Duda Keller (Republicanos) é cotado para assumir
Secretaria da Fazenda – Jaime Bráz (MDB) deverá continuar
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – Poderá ser desmembrada. O Desenvolvimento Econômico ficaria com o PL. Já a atual secretaria, Sueme Pompeo de Matto (PDT), assumiria o Trabalho
Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos – O secretário de Mobilidade, Emerson Santos (MDB), que vem acumulando as duas pastas, deverá ficar somente na Infraestrutura
Secretaria de Mobilidade Urbana – Não há um nome encaminhado para assumi-la
Secretaria de Segurança Pública – O delegado Diogo (cota do vice-prefeito) não fica e não há ainda um nome para substituí-lo
Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Nerison Oliveira (Republicanos) segue no cargo
Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo – Haverá um desmembramento prometido na campanha. A secretaria da Cultura a ser criada ainda não tem um nome cotado. Ildo Júnior (Avante), atual secretário, deverá ficar com o Esporte, Lazer e Turismo.
Secretaria da Habitação – Neka Fagundes (PP) continua
Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Eduardo Quintana (Podemos) segue na pasta
Criação da secretaria de Comunicação – O atual responsável pela área, Tiago Almer (Cota do prefeito), assumiria o cargo de secretário