Corsan tem que tapar buracos e valas em 48 horas em Cachoeirinha
Secretário se reuniu com a direção da empresa para cobrar mais qualidade nos serviços
Cachoeirinha – A Corsan passou a ter um prazo de 48 horas para tapar os buracos que abre no asfalto em Cachoeirinha para reparos e instalação de novas ligações de água. O secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Emerson Santos, convocou uma reunião com a direção da empresa para cobrar mais qualidade na prestação de serviços à comunidade. No encontro, realizado na última quinta-feira (6), o secretário estabeleceu o prazo para a colocação do pré-asfalto nos buracos e valas. Passado o prazo de compactação do solo, que é de sete dias, deve ser feito o asfalto definitivo.
Segundo o secretário, as cobranças feitas na reunião não foram consequência da formação de uma Frente Parlamentar na Câmara por iniciativa da presidente, Jussara Caçapava, na última terça-feira (4), pois a reunião com a Corsan já estava agendada. Havia cinco ruas com buracos para consertos de rede e valas para ligações novas cujo asfalto definido ainda não havia sido colocado. “No dia seguinte, eles fizeram tudo”, conta Santos.
Na Capistranos, exemplo citado pelo secretário, o asfalto novo foi aberto para a instalação de água atendendo pedidos de proprietários de terrenos. “Com o asfaltamento, os proprietários de terrenos começaram a fazer pedidos de ligações e isso não temos como evitar. O que não pode ocorrer é o reparo não ter qualidade. Nós estamos fiscalizando para que fica o mais próximo possível de como era antes, não só na Capistranos, mas em todas as ruas”, ressalta.
Outro problema debatido são as valetas para a instalação da rede de coleta de esgoto. O secretário explica que quando assumiu a pasta, há quatro meses, foi realizado um levantamento e cerca de 50% dos problemas foram resolvidos. A maior parte deles é na Anair. Ainda há ruas que precisam ter as valas fechadas ou ter o asfalto refeito por má qualidade. Para as novas aberturas de valas, o prazo para que seja refeito o asfalto é de sete dias.
Abertura de buracos e valas, só com autorização
A Corsan tem a dependência de uma autorização para a abertura de valas e buracos nas ruas de Cachoeirinha e somente o secretário pode dar. “Somente eu posso autorizar a abertura, exceto em situações de urgência para consertos. Nós temos dois fiscais responsáveis pela fiscalização dos serviços da Corsan e um grupo de whatsapp no qual estão técnicos da Corsan. Então, tudo vem sendo fiscalizado e nós estamos cobrando qualidade e agilidade”, explica o secretário.
A qualidade da água também entrou na pauta. Conforme Santos, a água barrenta foi um problema pontual que teve três reclamações e já foi resolvido. Sobre o gosto ruim na água, o secretário explica que é consequência da estiagem que reduz o nível nos pontos de captação. Eventualmente, ressalta, pode ocorrer de ela apresentar um gosto desagradável, mas são casos pontuais. “Hoje, está normalizado”, afirma.




