Conferência municipal realiza encontros virtuais sobre a saúde mental e da criança - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Os encontros são preparatórios para a 8ª Conferência Municipal de Saúde - Foto: Divulgação/PMC

Conferência municipal realiza encontros virtuais sobre a saúde mental e da criança

 Nesta sexta(24) foi discutido o último tema antes da Conferência: Saúde do Idoso

Cachoeirinha – Ao longo desta quarta, quinta e sexta-feira foram realizados mais dois encontros preparatórios para a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no próximo dia 25, das 8h às 12h, no auditório da APAE, na Mário Tavares Haussen, 370. Para o secretário da Saúde, Juliano Paz, os encontros são importantes para que a população conheça mais sobre os serviços que são oferecidos pela rede de Saúde e possa, então, ter uma participação mais bem informada na Conferência. 

Na quarta, o tema discutido foi a Saúde Mental e o Setembro Amarelo, que contou com a participação das servidoras municipais: psicóloga Michele Becker, psicóloga Márcia Cunha e terapeuta ocupacional Laura da Costa. Laura falou sobre o acolhimento realizado pelos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Adulto e Infantojuvenil, o aumento da procura pelos serviços e a mudança nos perfis que surgiram. “Somente em julho deste ano, das 73 pessoas que buscaram atendimento no CAPS adulto, 31 precisaram do apoio permanente do CAPS, devido a sua condição mais grave. Destas, 14 tinham ideação suicida, tentativa de suicídio ou automutilação. É um número bem expressivo. Das 73, 20 delas tinham problemas com a dependência química, que é um fato de risco”. 

Publicidade

A psicóloga Michele falou sobre a mais recente onda da Covid-19. “Numa das pesquisas que eu trouxe, aponta que 53% das pessoas que tiveram Covid-19 relataram algum tipo de sequela moderada ou grave do ponto de vista psicológico. Fala-se, inclusive, numa Síndrome pós Covid”, alertou. 

Já para a psicóloga Márcia alertou: “se as coisas na concretude da vida não estão bem, como o desemprego, o empobrecimento, o aumento de pessoas nas sinaleiras, nossa vida psíquica também não fica bem. Tudo isso está muito conectado e constitui o nosso psíquico”.

Publicidade

Clique aqui e assista o vídeo

SAÚDE DA CRIANÇA

Nesta quinta, o tema debatido foi a Saúde da Criança com a participação de servidores do quadro. Fernanda Stringari, Responsável Técnica Médica do município, médica pediatra e neonatologista especialista em Saúde Pública, explicou como funciona o atendimento da criança na rede pública desde a gestação. “Tudo o que ocorre na gestação, vai refletir na saúde da criança posteriormente, por isso é tão importante esta etapa”. 

A enfermeira Elisângela da Silva Alves, especialista em Saúde Pública, coordenadora da Política de Defesa da Criança e PIM (Primeira Infância Melhor) falou sobre o funcionamento do programa, cuja implementação está completando um ano em outubro na cidade. “O PIM também começa na gestação, estruturando a família para a chegada do bebê. A meta do município é atender 500 crianças e hoje estamos quase na meta. São 412 atendimentos semanais, voltados para toda a família”.

Miguel Rodrigues, enfermeiro da ESF Carlos Wilkens, especialista em Saúde da Família, Gestão do Trabalho e Educação para a Saúde, falou sobre o atendimento da criança nas Unidades de Saúde. Já a enfermeira Carla Maciel, especialista em Gestão em Saúde e coordenadora do Departamento de Atenção Básica, explicou como funcionam o PSE, programa Saúde na Escola, e o programa Bolsa Família. 

Clique aqui e assista o vídeo

8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A 8ª Conferência Municipal de Saúde será realizada pela Secretaria Municipal da Saúde e o Conselho Municipal de Saúde no dia 25 de setembro, das 8h às 12h, no auditório da APAE (Av. Mário Tavares Haussen, 370). O prefeito Miki Breier enfatizou que “a Conferência é que dá o rumo do debate, do orçamento, das prioridades, do que faremos no município. É fundamental que as pessoas participem deste processo dando suas sugestões, sobretudo após este período que foi muito difícil, muito tenso, para todas as famílias”.

A inscrição para evento pode ser feita clicando no link

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.