Como usar a compostagem para deixar seu jardim e sua rua mais bonitos
Utilizando uma composteira caseira é possível reduzir o lixo orgânico destinado aos aterros sanitários e permite adubar plantas sem gastos desnecessários
Cachoeirinha – No município, uma pessoa produz em média 800 gramas de lixo por dia, metade disso é orgânico. Uma forma de aproveitar esse resíduo gerado em casa para deixar o seu jardim e sua rua mais bonitos é produzir adubo através do processo de compostagem. Para isso é possível fazer uma composteira caseira com três baldes com tampas, que podem ser conseguidos em padarias e restaurantes. Para realizar o processo é preciso terra, material seco que podem ser folhas, restos de podas, serragem e até mesmo papel sem tinta.
Segundo o coordenador do Horto Municipal de Cachoeirinha e técnico agrícola Nerison Kortz, esse tipo de composteira permite a produção de adubo e também de um biofertilizante que pode ser utilizado para aplicar nas plantas. “Nós incentivamos as pessoas a começarem a separar seu lixo orgânico já na cozinha, através de um baldinho que fica separado para receber esses resíduos que depois serão utilizados na composteira”.
A composteira feita com baldes plásticos facilita o manuseio e impede que ratos e insetos sejam atraídos pelos restos. Dois dos baldes devem ser furados na parte de baixo, para drenar o líquido gerado pela decomposição para o terceiro balde. Esses mesmos baldes também recebem furos na sua lateral para permitir a oxigenação do processo. Duas das tampas também devem ser cortadas para permitir a passagem.
Para começar sua compostagem, pegue o balde 1 e coloque 1/4 de terra e em seguida um pouco do lixo orgânico. Podem ser utilizadas cascas, talos, folhas e restos de frutas (evitar as cítricas em excesso), verduras e legumes, sementes trituradas, casca de ovos, borra e filtro de café, sachês de chá e erva de chimarrão, papel de pão, papel toalha ou guardanapos (sem gordura).
Após, coloque a matéria seca que pode ser folhas secas ou serragem, por cima do material orgânico para fornecer fonte de carbono e evitar umidade excessiva, amônia, exposição a insetos indesejáveis e cheiro ruim. Uma outra dica para evitar que moscas tenham acesso à sua composteira e colocar por fora do balde, onde há os furos laterais um tipo de tela, como um pedaço de meia-calça, por exemplo. É importante que essas três camadas sejam misturadas duas vezes na semana, com uma pá de jardim ou pedaço de madeira.
Quando completar o primeiro balde, desça ele e suba o balde 2, para continuar o processo. O terceiro balde vai acumular o chorume proveniente do processo de compostagem. “Esse líquido é um biofertilizante que pode ser usado diretamente nas plantas do jardim, diluído em 10% em água”, explica o técnico.
A compostagem vai gerar terra preta e o tempo de ação de todo o processo é muito variável. “Essa é uma das técnicas mais simples que tem e pode ser feita até em apartamento. Para acelerar ou até mesmo garantir que o processo seja concluído de forma efetiva, oriento a colocar minhocas na composteira, pois elas também evitam o mau cheiro que pode ocorrer”, frisa Nerison.
O site oreporter.net está desenvolvendo o projeto Cidade + Bonita – É na cidade que se vive a vida. Se você conhecer alguém que cuida do jardim, que varre a calçada, que se preocupa com pequenas atitudes que ajudam a transformar a cidade em um lugar melhor, sugira uma reportagem. Basta clicar no número abaixo e enviar uma mensagem pelo whattsapp.
SUGIRA UMA REPORTAGEM pelo Whatsapp: – 9.8489.7155