Cachoeirinha –Após percorrer mais de 1.000 quilômetros entre Cachoeirinha e Alegrete, a Centelha da Chama Crioula foi recebida neste domingo (25) na cidade. A cerimônia de recepção ocorreu no Parcão de Cachoeirinha, com a presença de tradicionalistas, autoridades civis e militares, além da comunidade local.
A 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula para todo o Estado foi realizada na noite do dia 16 de agosto, no Parque de Exposições Doutor Lauro Dornelles, em Alegrete, marcando o início dos Festejos Farroupilhas 2024. Com o tema “Pampa: Uma Pátria Sem Fronteiras”, a solenidade reuniu mais de 1.400 cavaleiros das 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, incluindo representantes de Cachoeirinha, além de delegações de Santa Catarina, Argentina e Uruguai. O evento, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), celebra a união, a história e a cultura do Rio Grande do Sul.
A Centelha da Chama Crioula foi trazida até Cachoeirinha por mais de 40 cavaleiros – mulheres, homens e crianças – que realizaram o trajeto de ida e volta. Os integrantes fazem parte do CTG Sinuelo da Amizade, CTG Roda de Carreta e do Grupo de Cavaleiros de Cachoeirinha. Cristiano Correa, Subcoordenador da 1ª Região Tradicionalista do Vale do Gravataí, ressaltou a importância da solenidade. “Os eventos que integram os Festejos Farroupilhas são essenciais para nossa cultura, e cada ação realizada é fundamental para a perpetuação dos costumes pelas futuras gerações”, afirmou, destacando também a união de todos os tradicionalistas da região na preservação das tradições gaúchas.
Para o Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Ildo Júnior da Silva, a chegada da Centelha Crioula a Cachoeirinha simboliza a união e a renovação: “Vivemos, há menos de 90 dias, a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, e seguimos unidos e fortes na reconstrução. Essa chama nos lembra da importância de continuar firmes em busca de nossos sonhos e no amor por nossa terra e tradições. Agradecemos a todos os cavaleiros envolvidos”.
Até o dia 13 de setembro, quando terá início a 37ª Ronda Crioula, a centelha será recebida nos quatro Centros de Tradições Gaúchas de Cachoeirinha, começando pelo Guapos da Amizade e encerrando no Rancho da Saudade. Depois, ela permanecerá no Parque de Eventos até o dia 22 de setembro.