CACHOEIRINHA

Chegada da Centelha inicia os Festejos Farroupilhas em Cachoeirinha

Centelha da Chama Crioula foi conduzida por mais de 40 cavaleiros até Cachoeirinha

Cachoeirinha –Após percorrer mais de 1.000 quilômetros entre Cachoeirinha e Alegrete, a Centelha da Chama Crioula foi recebida neste domingo (25) na cidade. A cerimônia de recepção ocorreu no Parcão de Cachoeirinha, com a presença de tradicionalistas, autoridades civis e militares, além da comunidade local.

A 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula para todo o Estado foi realizada na noite do dia 16 de agosto, no Parque de Exposições Doutor Lauro Dornelles, em Alegrete, marcando o início dos Festejos Farroupilhas 2024. Com o tema “Pampa: Uma Pátria Sem Fronteiras”, a solenidade reuniu mais de 1.400 cavaleiros das 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, incluindo representantes de Cachoeirinha, além de delegações de Santa Catarina, Argentina e Uruguai. O evento, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), celebra a união, a história e a cultura do Rio Grande do Sul.

A Centelha da Chama Crioula foi trazida até Cachoeirinha por mais de 40 cavaleiros – mulheres, homens e crianças – que realizaram o trajeto de ida e volta. Os integrantes fazem parte do CTG Sinuelo da Amizade, CTG Roda de Carreta e do Grupo de Cavaleiros de Cachoeirinha. Cristiano Correa, Subcoordenador da 1ª Região Tradicionalista do Vale do Gravataí, ressaltou a importância da solenidade. “Os eventos que integram os Festejos Farroupilhas são essenciais para nossa cultura, e cada ação realizada é fundamental para a perpetuação dos costumes pelas futuras gerações”, afirmou, destacando também a união de todos os tradicionalistas da região na preservação das tradições gaúchas.

Para o Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Ildo Júnior da Silva, a chegada da Centelha Crioula a Cachoeirinha simboliza a união e a renovação: “Vivemos, há menos de 90 dias, a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, e seguimos unidos e fortes na reconstrução. Essa chama nos lembra da importância de continuar firmes em busca de nossos sonhos e no amor por nossa terra e tradições. Agradecemos a todos os cavaleiros envolvidos”.


Até o dia 13 de setembro, quando terá início a 37ª Ronda Crioula, a centelha será recebida nos quatro Centros de Tradições Gaúchas de Cachoeirinha, começando pelo Guapos da Amizade e encerrando no Rancho da Saudade. Depois, ela permanecerá no Parque de Eventos até o dia 22 de setembro.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.