Templates by BIGtheme NET
Home / CIDADE / CASA DOS BAPTISTA: Proprietários são notificados
A
A sede da fazenda dos Baptistas - Foto: Fernando Planella/PMC

CASA DOS BAPTISTA: Proprietários são notificados


O município vem realizando a triagem dos documentos históricos recolhidos no local


O município de Cachoeirinha está notificando os proprietários da Casa dos Baptista sobre o tombamento do imóvel e seu entorno. O local faz parte do patrimônio histórico e cultural da cidade, sendo sua primeira edificação. Nos últimos meses, vem sendo feita a triagem dos documentos históricos recolhidos no local, tais como registros de loteamentos, correspondências, fotografias e retratos.

O edital de notificação foi publicado no Diário Oficial de Cachoeirinha do dia 05 de dezembro de 2018, podendo ser acessado no anexo ao final da matéria. Os proprietários têm o prazo de 15 dias úteis a partir da publicação deste edital para manifestar-se. O processo administrativo referente ao tombamento da Casa dos Baptistas está disponível aos proprietários para pedir “vista” na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, localizada na Rua Érico Veríssimo, 470, Bairro Parque da Matriz.

Publicidade

De acordo com o relatório anexado ao processo administrativo, o conjunto arquitetônico totaliza uma área edificada de 761,10 m², sendo seu estado de conservação em geral razoável e em algumas partes verifica-se um acelerado processo de deterioração.

A Casa dos Baptista é formada pela Casa Grande, Senzala e Atafona e remonta a colonização dos primeiros açorianos no início do século XIX. Foi a sede da estância que originou em grande parte o município de Cachoeirinha.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.