Campanha do Agasalho convida a doar com amor – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
O governo do Estado lançou, nesta terça-feira (31), a Campanha do Agasalho 2016 com o conceito 'Doe com Amor'. Para estimular a doação de peças de roupas quentes a pessoas que sofrem com o rigoroso inverno do RS Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Campanha do Agasalho convida a doar com amor

Nem sempre se desfazer de uma peça de roupa significa doá-la. O emprego do sentimento de afeto é o que faz a diferença. A partir desse conceito, a Campanha do Agasalho 2016 tem como tema Doe com Amor. A iniciativa social do Estado foi lançada nesta terça-feira (31) no Palácio Piratini e tem como padrinhos uma série de personalidades rio-grandenses. Astros e estrelas da mídia inspiram a praticar o desapego de vestimentas com as quais se viveu histórias marcantes. O objetivo é reverberar o espírito de cooperação para que todos os municípios gaúchos sejam sensibilizados. A corrente solidária vai até o fim de agosto, mas não há data-limite em função das incertezas climáticas.

Publicidade

O secretário de Comunicação do Estado, Cleber Benvegnú, avalia o sentido motivador da campanha como uma forma criativa de instigar o Rio Grande a se engajar no movimento. Antecipadamente, a secretária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, já esteve em contato com mais de 150 municípios durante o 2º Encontro de Primeiras-damas, no último dia 18 de maio. “Diante do frio o Estado mostra a força da solidariedade”, afirmou.

Publicidade
Publicidade

Responsável pela Defesa Civil do Estado e Chefe da Casa Militar, Everton Oltramari, lembrou o castigado inverno de 2015 – em que o Rio Grande do Sul sofreu severas intempéries climáticas. “Foram mais de 250 municípios afetados e cerca de 300 mil pessoas em situação de fragilidade. Naquele momento prevaleceu o altruísmo”, disse.

Publicidade

O governador José Ivo Sartori afirmou que não é possível doar sem amor e que não há temperatura que esfrie o calor da caridade. “Acredito que a cumplicidade vence a desigualdade”. Na cerimônia, Sartori fez a doação de um casaco que, segundo ele, foi útil em muitas andanças e se trata de uma presente da esposa e da filha Carolina.

Galeria de Memórias

Publicidade

Os exemplos de amparo aos menos favorecidos estão sendo reforçados com a Galeria de Memórias, mostra itinerante na qual as doações feitas por personalidades serão expostas a partir de junho. A exposição apresenta peças de roupas doadas por pessoas como a presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher; o empresário Dado Bier; a apresentadora Ana Hickmann; a atriz Glória Menezes; o músico Neto Fagundes e o jogador de futebol paralímpico Ricardinho Alves, passará por lugares de grande movimentação. O primeiro local é o Shopping Iguatemi, em Porto Alegre.

Onde doar

A Defesa Civil do Estado recebe peças na Central de Doações, no Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, 1301, térreo, Porto Alegre. Demais pontos de coleta estão distribuídos nos supermercados do grupo Zaffari, quartéis, unidades do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar. As secretarias de ação social das prefeituras, bem como rodoviárias, agências do Banrisul e do Banco do Brasil igualmente podem ser procuradas. A Campanha do Agasalho 2016 tem o patrocínio da Braskem e apoio do Grupo Zaffari e CMPC Celulose Riograndense.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.