Câmara aprova pedido da Bolognesi, de atacarejo e mercado
Câmara aprovou por unanimidade projeto que altera o Plano Diretor
Cachoeirinha – Depois de duas semanas de debates e polêmicas, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade na noite desta terça-feira (3) o projeto do Executivo promovendo quatro alterações no Plano Diretor. O ponto polêmico era a mudança de zoneamento de uma Área de Transição Ambiental para Zona Predominantemente Residencial para atender um pedido da Bolognesi Empreendimentos. O projeto enviado pela prefeitura ao Legislativo alterava o zoneamento de toda a área até os limites de Cachoeirinha com Esteio e Canoas.
Com a alteração, restringindo a mudança apenas a área já terraplanada pela Bolognesi para a construção de mais duas fases do loteamento Campo Belo, os vereadores concordaram em aprovar o projeto. Marco Barbosa, que havia sido contrário ao fim da Área de Transição Ambiental, destacou que o “parlamento cumpriu com seu papel do debate e busca de uma alternativa viável”.
Já o Líder de Governo, Otoniel Gomes, comentou que a polêmica maior aconteceu por causa de um vídeo divulgado em redes sociais afirmando que toda uma área de floresta seria desmatada. O parlamentar não disse, mas o vídeo continha informação errada, pois a mudança de zoneamento não atingiria a mata preservada pela Souza Cruz.
Na imagem abaixo, a área em verde teria o zoneamento alterado. Com a polêmica, mudou somente a área demarcada na segunda imagem e que atende à necessidade da Bolognesi.
No mesmo projeto aprovado pelo Legislativo está a transformação de um trecho da Frederico Ritter de Zona Industrial para Corredor Misto não Residencial. A alteração vai do número 220 ao 532 do lado esquerdo no sentido à RS-118. O novo zoneamento atende pedido do Grupo Unidasul para a abertura do Macromix Atacado.
Também no segmento alimentício, o Plano Diretor foi alterado para a construção de uma nova unidade do Vancosty. Ele vai ser construído na General Canabarro, próximo da rótula que dá acesso a Obedy Cândido Vieira. Já a quarta mudança no Plano Diretor contempla parte da rua vereador José Stuart da Silva. Ela era Zona Preferencialmente Residencial e passou a ser Corredor Misto, permitindo a regularização e instalação de novas empresas.