Calor favorecerá temporais e chuva forte neste final de semana no Estado – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Temporais- Foto: Fabian Ribeiro/Reprodução/MetSul

Calor favorecerá temporais e chuva forte neste final de semana no Estado

Massa de ar quente sobre o Rio Grande do Sul interagirá com maior umidade para formar nuvens carregadas de temporais

Publicidade

Uma massa de ar quente cobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira com calor intenso em várias regiões. As máximas na tarde deste primeiro dia de dezembro, que estabelece o começo do verão climático (trimestre dezembro a fevereiro), devem superar 35ºC em várias cidades gaúchas e podem atingir valores de 37ºC a 39ºC em algumas. O fim de semana, entretanto, reserva mudanças no tempo para os gaúchos com a volta da chuva e ainda o risco de temporais no estado.

Publicidade
Publicidade

Conforme informações da MetSul Meteorologia, a mudança do tempo já começa neste sábado em parte do território gaúcho, prevendo-se maior instabilidade no decorrer do domingo, quando a chuva será mais generalizada. O sol aparece com nuvens na maioria das regiões gaúchas neste sábado (2). A massa de ar quente persiste sobre o Rio Grande do Sul e traz outro dia de calor e abafamento, que será mais intenso na Metade Norte. O tempo começa a mudar pela Metade Sul gaúcha com chuva e temporais de vento e granizo isolado, ainda na primeira metade do dia.

Publicidade

No decorrer do sábado, a instabilidade avança e alcança outras regiões, mas não chega a chover em todas as cidades. Antes da chegada da chuva, a temperatura segue alta. O calor já será forte a intenso na parte da manhã na Metade Norte com marcas de 31ºC a 33ºC ainda no meio da manhã em diversas cidades após uma madrugada de temperatura elevada. Várias localidades da Metade Norte devem ter máximas perto ou acima de 35ºC.

No domingo(3), chuva forte atinge ainda na madrugada e de manhã várias cidades do Oeste e do Sul com elevados volumes em curto período, agravando o risco de ocorrência de alagamentos. Na Metade Norte, o sol aparece com nuvens em vários pontos antes da chuva, que deve ocorrer mais da tarde para a noite e ser mal distribuída, com ocasionais pancadas fortes e temporais em pontos localizados. Uma vez que o tempo vai estar instável desde cedo no Oeste, parte do Centro e no Sul, a temperatura se eleva menos no domingo nestas regiões.

Publicidade

O calor, outra vez, tende a se dar mais na Metade Norte, que terá outro dia quente, embora nem tanto como neste sábado. Máximas de 33ºC a 35ºC podem ocorrer em pontos mais ao Noroeste e ao Norte, o que piora o risco de tempestades localizadas quando da chegada da chuva. Em Porto Alegre e região, o sábado tem sol e nuvens de manhã com muito calor, que pode atingir até 31ºC a 33ºC no meio da manhã. Na sequência, a nebulosidade aumenta e o tempo muda com chance de chuva rápida e rajadas de vento na mudança do tempo.

Depois, o tempo melhora e fica muito abafado, prevendo-se uma noite de sábado muito quente. No domingo, o dia começa com tempo firme e quente, esperando-se que o sol chegue a aparecer ao menos em parte da manhã, mas depois as nuvens predominam na capital e na Grande Porto Alegre com chuva e trovoadas. Não se pode descartar chuva com intensidade moderada a forte em alguns momentos.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.