CACHOEIRINHA

Cachoeirinha vai testar protótipo de armadilha em uma boca de lobo

Projeto vai envolver o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH/UFRGS), o Centro Universitário Cesuca e a Escola Senai

Cachoeirinha – A secretaria municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) de Cachoeirinha formalizou na segunda-feira (20), parceria entre o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH/UFRGS), o Centro Universitário Cesuca e a Escola Senai de Cachoeirinha para o desenvolvimento do projeto-piloto de armadilha metálica em bocas de lobo.

O objetivo é reduzir os impactos ambientais causados pelo acúmulo de resíduos sólidos — como plásticos e papéis — que obstruem os bueiros e canais de drenagem pluvial, contribuindo para alagamentos e danos à infraestrutura urbana.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Eduardo Quintana, destacou que a iniciativa reforça a busca do município por soluções inovadoras em parceria com instituições de ensino e pesquisa, voltadas à sustentabilidade e à melhoria da gestão ambiental. “Cachoeirinha tem buscado nas universidades apoio técnico e científico para desenvolver soluções que minimizem os impactos ambientais e otimizem os serviços públicos”, ressaltou o secretário.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Gino Gehling (IPH/UFRGS), a proposta é criar um modelo de baixo custo que funcione como alternativa eficiente às soluções tradicionais, como o hidrojateamento utilizado para limpeza e desobstrução das redes.


O projeto também dialoga com demandas apontadas nas consultas públicas do Corede 2025, que sugeriram investimentos em coletores para bueiros como forma de prevenir entupimentos e inundações.

Participação

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos (Smisu) também integrará o grupo de trabalho, colaborando na definição do local de instalação da armadilha metálica e na execução dos serviços necessários à adequação estrutural do projeto.

A Escola Senai de Cachoeirinha será responsável pela construção do protótipo e pelo fornecimento dos materiais e ferragens, enquanto alunos do curso de Engenharia do Cesuca, sob a orientação do professor Eduardo Roberto Soares Batista, acompanharão o desenvolvimento técnico do projeto.

Participam da iniciativa os representantes do Senai, Michel Anderson Zinth, coordenador técnico, e Waldo Cruz da Rosa, instrutor de educação profissional, que irão envolver os alunos da escola na construção da armadilha metálica, promovendo a integração entre aprendizado prático e inovação tecnológica.

“O projeto-piloto representa um marco de cooperação entre o poder público, a academia e o setor técnico, consolidando Cachoeirinha como referência regional em inovação ambiental e gestão sustentável das águas urbanas”, concluiu Quintana.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.