CACHOEIRINHA

Cachoeirinha se une em fé com procissões e tapetes de Corpus Christi

Fiéis tomam as ruas e preparam vias da cidade para as tradicionais celebrações religiosas

Cachoeirinha – Nem o frio e a forte neblina registrados nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (19) impediram que integrantes da Paróquia São Vicente de Paulo iniciassem a confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi em Cachoeirinha. Desde cedo, voluntários ocuparam as ruas no entorno da Praça da Matriz Padre Ermelindo Lottermann para preparar o percurso que serviria de passagem para a procissão com o Santíssimo Sacramento.

A programação teve início por volta das 7h, reunindo membros de pastorais, movimentos religiosos e moradores da comunidade. Utilizando serragem colorida, pó de café, cascas de ovos, flores e outros materiais, os participantes confeccionaram imagens e símbolos ligados à celebração de Corpus Christi. Os tapetes foram distribuídos ao longo das vias próximas à Igreja Matriz São Vicente de Paulo, chamando a atenção de quem passava pelo local durante a manhã.

Morador da região, o aposentado Miguel Antônio Fontoura acompanhou a montagem dos tapetes e destacou a riqueza de detalhes das obras produzidas pelos voluntários. “Há muitos anos moro próximo à Igreja Matriz, mas nunca tinha acompanhado de perto a confecção dos tapetes. Sempre via pelas fotografias. É um trabalho que exige dedicação e planejamento. As imagens retratam momentos importantes da fé cristã e demonstram o envolvimento da comunidade com a celebração”, afirmou.

Tapetes confeccionados entorno da Praça da Matriz Padre Ermelindo Lottermann

“Corpus Christi representa a nossa fé colocada em prática. Participei da confecção dos tapetes durante muitos anos e sei o quanto cada desenho carrega a dedicação de dezenas de pessoas. Hoje, por causa da artrite, não consigo mais ajudar como antes, mas acompanho tudo com a mesma emoção. Ver a procissão passando sobre os tapetes é um momento que reúne fé, união e solidariedade. É uma tradição que precisa ser preservada”, destacou a dona de casa, Maria Auxiliadora dos Santos.


Enquanto a missa era realizada na Igreja Matriz, voluntários permaneciam no entorno dos tapetes realizando os últimos ajustes e orientando os fiéis para preservar as estruturas até o início da procissão. Um dos coordenadores da montagem dos tapetes, o bombeiro militar e integrante do Movimento de Casais Jovens da Paróquia São Vicente de Paulo, Leandro Gabe, destacou o trabalho desenvolvido pela comunidade para viabilizar a celebração. “É um momento importante para todos que participam da organização. Desde as primeiras horas do dia realizamos a marcação dos espaços, a distribuição dos materiais e o acompanhamento da montagem dos tapetes. Ver tudo concluído e pronto para a procissão representa o resultado do trabalho realizado por muitas pessoas”, afirmou.

Leandro e Jacson, os “guardiões” dos tapetes de Corpus Christi

O funcionário da paróquia, Jacson Medeiros, ressaltou que a preparação para Corpus Christi começa semanas antes da celebração. Segundo ele, parte dos materiais utilizados nos tapetes é preparada com antecedência para garantir que tudo esteja pronto no dia do evento. “Muitas pessoas acreditam que a organização começa apenas nos dias que antecedem a celebração, mas o trabalho inicia bem antes. A preparação da serragem colorida, por exemplo, começou há mais de duas semanas. É um esforço coletivo que envolve diversas equipes da comunidade”, explicou.

A procissão de Corpus Christi ocorreu após a celebração da missa e reuniu fiéis ao longo do percurso montado pelos voluntários. A tradição faz parte do calendário litúrgico da Igreja Católica e mobiliza anualmente comunidades em diferentes regiões do município.

Procissão na Perpetuo Socorro

Ainda na manhã desta quinta-feira (4), integrantes de movimentos católicos das paróquias Rainha da Paz, Santo Antônio, Nossa Senhora da Boa Viagem e Perpétuo Socorro iniciaram a confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi. Os trabalhos se concentram no entorno da Praça Getúlio Vargas, preparando o cenário para a celebração religiosa e a procissão programadas para a tarde.

Após a missa das 16h30, os fiéis seguirão em caminhada pelas ruas Eurípedes Aurélio da Silva e Alzira Batista Young, e pelas avenidas João Batista Silveira de Souza e Osvaldo Aranha. A celebração religiosa marcou o encerramento das homenagens a Corpus Christi.

Todos os alimentos e agasalhos arrecadados e utilizados na montagem dos tapetes serão destinados à Pastoral da Caridade de ambas as paróquias. Posteriormente, os donativos serão distribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade social e a instituições locais de acolhimento a idosos.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.