Cachoeirinha participa de encontro de Primeiras-damas na Grampal
Evento da Grampal apresentou políticas públicas para as mulheres, promovidas pelo Estado, em uma troca de experiências para a implantação de novos projetos
Cachoeirinha – Na manhã desta quarta-feira (1º), a primeira-dama em exercício, Aliny Tonolher, e a secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Habilitação, Cristiana Mesquita, participaram do encontro da Coordenadoria Metropolitana de Primeiras-damas da Grampal.
O evento teve como temática “Políticas Públicas para Mulheres”; tendo como palestrante a diretora, Bianca Feijó, que apresentou os projetos desenvolvidos pela Secretaria Estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social. “O Departamento de Políticas para as Mulheres trabalha de forma preventiva, prestando serviços não só à comunidade, mas aos municípios gaúchos, tendo como pilares para a efetivação dos serviços, a promoção de igualdade entre homens e mulheres e a elaboração de políticas públicas em torno da causa”, explicou Bianca.
“Foi uma troca de experiências e ideias de como melhorar o trabalho já existente e ampliá-lo. Uma das novidades para o município é o Ônibus Lilás, projeto do Estado que empresta o veículo aos municípios para realizar a divulgação pela cidade das políticas públicas oferecidas para as mulheres”, explica a secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação de Cachoeirinha, Cristiana Mesquita.
Outro programa apresentado foi o da Rede de Proteção da Mulher, que visa a estabelecer convênios com os 24 municípios que possuem Centro de Referência da Mulher para repasse de recursos financeiros e orientações técnicas, possibilitando a qualificação e fortalecimento do serviço.
“Conhecer os projetos que, em parceria com o Estado, podem contemplar o município, tornando possível atender mais mulheres é uma forma de buscar o crescimento dos trabalhos já desenvolvidos em Cachoeirinha”, reforça a primeira-dama Aliny Tonolher.

