Cachoeirinha já tem um caso de Covid a cada 1h16min - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Já foram aplicados 2.107 testes e exames - Foto: Arquivo

Cachoeirinha já tem um caso de Covid a cada 1h16min

A velocidade de contágio nos primeiros 6 dias de julho aumentou em quase 100% na comparação com o registrado em junho

Cachoeirinha – Os primeiros seis dias de julho mostram que a velocidade de propagação do novo coronavírus em Cachoeirinha aumentou quase 100%. A constatação da maior circulação do vírus, com um número crescente de pessoas testando positivo para a Covid-19, foi apurada pelo site oreporter.net com base nos dados divulgados no Boletim Epidemiológico da Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal da Saúde de Cachoeirinha.

Publicidade

No mês passado, a cidade registrou 311 pessoas infectadas, represesentando um caso a cada 2h18min. A velocidade começou a se acentuar na última semana de junho e seguiu nos primeiros seis dias de julho. Até esta segunda-feira (6), os números mostram um contagiado a cada 1h16min em julho. Nestes seis dias foram registrados 113 casos, representando 18,8 por dia.

A maior circulação do vírus tem sido atestada pelo crescente número de exames aplicados. A principal porta de entrada para se submeter a um exame, conforme a prefeitura tem divulgado, é o aplicativo Cachoeirinha Contra o Coronavírus, disponível para ser baixado nas lojas do Google e Apple. Quem não usa o aplicativo tem encontrado mais dificuldades até chegar a um diagnóstico preciso que indique a realização do exame.

Nas redes sociais têm sido comum postagens de pessoas na UPA se queixando da demora no atendimento. A pessoa, além de poder transmitir o vírus para outras, caso esteja contagiada, pode acabar contraindo ele na hipótese de ter apenas uma gripe. Conforme a Prefeitura tem divulgado, a UPA deve ser procurada quando os sintomas gripais se agravam. O melhor caminho, ainda conforme a Prefeitura, é um contato pelo aplicativo onde é possível informar os sintomas e receber orientações de um médico.

Publicidade

Para baixar o aplicativo, clique aqui

O atendimento pelo aplicativo, conforme dados da secretaria municipal da Saúde, tem representando cerca de 25% do que é realizado presencialmente na UPA.

Conforme os dados de até esta segunda-feira, Cachoeirinha tem 524 casos confirmados sendo que, deste total, 377 são considerados recuperados. Há 43 casos suspeitos aguardando o resultado dos exames. Já foram aplicados 2.107 testes. A cidade já registra 7 óbitos.

Número de casos de Covid-19 por mês

ABRIL17
MAIO59
JUNHO311
Fonte: Boletim Epidemiológico – Secretaria Municipal da Saúde

Número de casos por dia em junho e o acumulado no ano

DATANO DIAACUMULADO
1 DE JULHO19430
2 DE JULHO32462
3 DE JULHO15477
6 DE JULHO47524
OBS: O número de casos por dia não significa que as pessoas tenham contraído a doença exatamente no dia informado. O dado é relativo a quantidade de testes positivos que entrou para a estatística em cada dia informado.

Os Boletins Epidemiológicos podem ser acessados clicando aqui

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.