Cachoeirinha divulga calendário de matrículas da Educação Infantil 2021 - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Fique atento aos prazos de rematrículas e inscrições - Foto: Divulgação

Cachoeirinha divulga calendário de matrículas da Educação Infantil 2021

Rematrículas acontecem de 21 a 29 de setembro e é obrigatória para permanecer com a vaga. Inscrições para novas vagas acontecem de 1 a 31 de outubro

Cachoeirinha – Foi divulgado o período de inscrições, matrículas e rematrículas para a Educação Infantil Pública de Cachoeirinha para 2021. As vagas são destinadas às crianças com idade entre quatro meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias, nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), para turmas de Pré-escola nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e para as Escolas de Educação Infantil Parceiras. O processo também inclui data para sorteio público de vagas e transferência.

Publicidade

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a rematrícula é um procedimento obrigatório para a permanência do atendimento na Educação Infantil. Caso o procedimento não seja realizado, ocorrerá o cancelamento da vaga. As EMEIs e EMEFs com turmas de Pré-Escola deverão realizar rematrícula de seus alunos, de 21 a 29 de setembro de 2020, mediante o chamamento dos pais e/ou responsável legal e a atualização dos dados na ficha de matrícula do aluno. A rematrícula para as crianças das Escolas de Educação Infantil Parceiras será realizada na própria escola, no mesmo período citado.

A documentação para efetuar a rematrícula do aluno é a declaração de interesse da vaga, preenchida e assinada, e comprovante atualizado de residência em nome do responsável legal pela criança (conta de água, luz, telefone fixo, cartão do Posto de Saúde, declaração do CRAS, declaração do Conselho Tutelar ou contrato de aluguel com as assinaturas reconhecidas em Cartório juntamente a uma conta de água, luz ou telefone fixo que seja do endereço) ou declaração do proprietário do imóvel devidamente assinada com cópia do RG.

A documentação poderá ser digitalizada e enviada para o e-mail da escola ou entregue pessoalmente, dentro do prazo previsto. Não será permitida a rematrícula para comprovação de residência fora dos limites do município de Cachoeirinha.

Publicidade

O aluno do P2 das EMEFs que não realizou rematrícula e o aluno de P2 das EMEIs, deverão realizar a inscrição no Sistema Informatizado de Matrículas para o Ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental/2021, mediante datas a serem disponibilizadas e concorrerão em igualdade de condições à vaga na escola pretendida.

As inscrições para novas vagas na Educação Infantil ocorre de de 1 a 31 de outubro de 2020 podem ser feitas nas EMEIs e EMEFs, no horário de funcionamento da secretaria da escola ou na Central de Matrículas, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou através deste link.

Confira a documentação necessária para novas inscrições. Caso o responsável opte em realizar a inscrição presencial, deverá apresentar a seguinte documentação (original):

  • Certidão de nascimento e/ou RG da criança;
  • RG e CPF do responsável legal;
  • Comprovante atualizado de residência em nome do responsável legal (conta de água, luz, telefone fixo, cartão do Posto de Saúde, declaração do CRAS, declaração do Conselho Tutelar ou contrato de aluguel com as assinaturas reconhecidas em cartório juntamente com uma conta de água, luz ou telefone fixo que seja do endereço) ou declaração do proprietário do imóvel devidamente assinada com cópia do RG.

Caso haja necessidade de alteração nos dados da inscrição, por parte da família, o procedimento será realizado exclusivamente na Central de Matrículas no período de 03 a 06 de novembro de 2020, em seu horário de atendimento. O aluno de P1 matriculado em EMEI ou Escola de Educação Infantil Parceira, onde não há turma de P2, deverá realizar nova inscrição para cursar a Pré-Escola (P2) em 2021.

As matrículas ocorrerão de 14 a 21 de dezembro de 2020, seguindo os protocolos de orientação das escolas. Para as crianças contempladas com vaga em EMEI e EMEF, a matrícula deverá ser efetuada na própria instituição, em seu horário de funcionamento. Para crianças contempladas com vaga em Escola de Educação Infantil parceira, a matrícula deverá ser efetuada junto à Central de Matrículas/SMED, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Confira a documentação necessária, original e cópia, para a efetivação da matrícula:

  • Certidão de nascimento e/ou RG da criança;
  • RG do responsável;
  • Comprovante atualizado de residência em nome do responsável legal (conta de água, luz, telefone fixo, cartão do Posto de Saúde, declaração do CRAS, declaração do Conselho Tutelar ou contrato de aluguel com as assinaturas reconhecidas em cartório juntamente a uma conta de água, luz ou telefone fixo que seja do endereço) ou declaração do proprietário do imóvel devidamente assinada com cópia do RG.
  • Cartão Bolsa Família, se a família possuir;
  • Cartão SUS.

A destinação das vagas para alunos de Berçário e Maternal acontecerá através de Sorteio Público a ser realizado nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2020, no auditório da SMED, conforme cronograma. Será apresentada, no ato do Sorteio Público, a listagem dos candidatos inscritos de Berçário e Maternal. O número do candidato será o mesmo número da inscrição. Os inscritos de Berçário e Maternal, não contemplados com vaga, ficarão em uma lista de suplência. A data referência para ingresso na Educação Infantil é 31 de março de 2021.

O processo de designação para Pré-Escola ocorrerá de 23 a 27 de novembro de 2020. A divulgação das designações da Pré-Escola ocorrerá a partir de 01 de dezembro de 2020 neste link. Maiores informações na Central de Matrículas pelo telefone: 3441.8747.

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.