Cachoeirinha apresentará atualização do plano de contingência em audiência pública
O documento organiza as ações de prevenção, preparação e resposta a emergências e desastres
Cachoeirinha – A Prefeitura de Cachoeirinha apresentará a atualização do Plano de Contingência Municipal (Plancon) em audiência pública no dia 23 de setembro, às 19h, na Câmara Municipal. O documento organiza as ações de prevenção, preparação e resposta a emergências e desastres. A participação será aberta aos moradores, órgãos públicos e entidades.
A apresentação ocorre três meses após o Governo do Estado apontar que 11.872 pessoas estão potencialmente expostas em 13 áreas de Cachoeirinha classificadas com risco alto ou muito alto. O levantamento, divulgado em junho pelo Programa Prepara RS, identifica ameaças de inundação, enxurrada e erosão das margens de arroios. O maior número estimado de pessoas expostas, 9.612, está na área da Rua Nossa Senhora da Boa Viagem e do Bairro Santo Ângelo.
Na mesma análise, o Estado classificou o grau de completude do plano municipal como “Avançado”, a quarta melhor posição entre seis níveis. Os técnicos, porém, recomendaram ajustes, entre eles atualizar os dados demográficos, estimar quantas pessoas podem ser afetadas em cada cenário e definir com mais clareza as rotas de fuga. Também sugeriram prever salas médicas nos abrigos, divulgar o plano à população, fortalecer os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil e realizar simulados, treinamentos e audiências públicas periodicamente.
O edital da audiência informa que a atualização busca aprimorar os procedimentos e a atuação conjunta dos órgãos municipais. O texto não detalha quais recomendações do Estado foram incorporadas à nova versão do Plancon. Essa informação deverá ser esclarecida durante a apresentação.
O secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, Alexandre Rossatto Braz, e Michel Rodrigues Fabiano, responsável pela elaboração e edição do plano, apresentarão o documento a partir das 19h. Às 19h40, o meteorologista Fabio Henrique Corrêa falará sobre análise de cenários e previsão meteorológica.





