Alba mantém proibição de funcionamento do comércio, indústria e demais serviços - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
O anúncio foi feito durante a live nesta quarta (22) - Foto: Divulgação/PMG

Alba mantém proibição de funcionamento do comércio, indústria e demais serviços

Medidas atendem a estudos médicos e alertas de autoridades da área de saúde, que recomendam a manutenção do distanciamento social

Gravataí – O prefeito de Gravataí Marco Alba anunciou no início da tarde deste domingo (29), durante transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, que manterá os prazos de até 21 de abril de todas as medidas que proíbem o funcionamento do comércio, indústria e demais atividades no município, previstas nos Decretos 17.819, de 24/03/20, e 17.827, de 25/03/20. Ainda que alguma alteração possa ser feita antes desse prazo, alertou o prefeito, não deverá ocorrer antes de cinco dias, a contar desta segunda-feira (30).

“Como o ministro (Luiz Henrique Mandetta, da Saúde) deixou bem claro, teremos nesta semana dados mais completos sobre a situação do Covid-19 no país, para, dentro do possível, planejarmos a retomada das atividades produtivas”, ressaltou. “Com certeza, é graças ao distanciamento social que Gravataí tem apenas um caso”, revelou. O município registra 68 notificações, sendo 33 em análise e 34 descartadas, além de apenas um caso conformado. No Rio Grande do Sul são 226 casos, a metade desses em Porto Alegre, e duas mortes.

Segundo o prefeito, hoje, no aspecto sanitário e de garantia de saúde, é preciso considerar que a sobrecarga do sistema público não prejudica apenas os pacientes do Covid-19, mas todos os demais que dependem dessa estrutura. “Não haverá leito nem UTI suficientes para ninguém”, reforçou Marco Alba. Em Gravataí, o fechamento pleno do comércio completou seis dias, e para a indústria, na segunda-feira (30), é o primeiro dia em que as linhas de produção estarão completamente paralisadas.

A maior preocupação, conforme o prefeito, continua sendo a perigosa exposição de idosos em vias públicas da cidade, justamente aqueles que apresentam menor resistência física para vencer a doença. “Essa maneira coercitiva tem a ver com o aspecto cultural dos nossos cidadãos. Cuidem dos idosos, porque eles são os mais vulneráveis. Tem pessoas de idade andando na rua. Os familiares precisam assumir a responsabilidade. Não deixem eles circularem”, apelou o prefeito.

“Há várias correntes de teses sobre a mutação do vírus no Brasil. Não fiquem na discussão política, mas vejam e ouçam o que estão dizendo os especialistas. Há muitas incertezas. Hoje, temos em torno de 40% dos casos em que a idade dos doentes é inferior a 50 anos. Há falta de informação, para que tenhamos medidas mais seguras. Por isso que eu prefiro pecar pelo excesso, mas preservando vidas, a correr o risco a partir de informações que ainda não são seguras”, assegurou.

Com relação à presença de pessoas de mais idade nas ruas e em locais públicos, o prefeito Marco Alba informa que orientou a Guarda Municipal e demais servidores municipais a fazerem uma abordagem de esclarecimento sobre os riscos a que estão expostos. “Neste momento, o controle do avanço da doença está em nossas mãos, mas vai depender da nossa união. Essa radicalização de posicionamentos opostos não ajuda. Solidariedade é a única maneira, amor ao próximo. Desejar ao próximo todo o bem que queremos para nós”, disse. “Estou aqui trabalhando, mas também me preocupo com a minha família, só que eu não tenho escolha, fui eleito para isso, para cuidar das pessoas e da cidade.”

Reconhecimento à imprensa

Além de agradecer à participação das secretarias municipais no conjunto de esforço para pôr em prática as medidas de prevenção ao Covid-19, com destaque para a formação do Comitê de Solidariedade ao Enfrentamento do Coronavírus, que tem a coordenação do secretário municipal de Governança e Comunicação Social, Luiz Zaffalon, o prefeito ressaltou o trabalho que tem sido feito pelos principais órgãos de imprensa de Gravataí, como o Correio de Gravataí, Jornal de Gravataí, Seguinte, Giro de Gravataí, Bola em Jogo (on-line), Rádio Metrópole AM, Rádio Felicidade 90,3 FM, Rádio Sorriso 91,5 FM, entre outros que informam on-line. “São veículos que informam e orientam com responsabilidade, respeitando as informações oficiais, seguras e de ordem técnica”, observou.

Para assistir a live, clique aqui.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.