POLÍTICA

Aberto o prazo para inscrição do projeto dos 300 APs de Cachoeirinha

Projeto Romênia será inscrito na primeira quinzena de outubro e contrato poderá ser assinado entre o fina do ano e início do ano que vem

Cachoeirinha – O Ministério das Cidades publicou a portaria regulamentando a inscrição de projeto do Minha Casa, Minha Vida – Entidades e o projeto Romênia, de Cachoeirinha, será protocolado na primeira quinzena do próximo mês. Ele prevê a construção de 300 apartamentos populares que serão doados para moradores de áreas de risco, como os da Canarinho, já cadastrados pela secretaria da Habitação. Os blocos habitacionais serão construídos em quatro áreas doadas pela Prefeitura.

Segundo o assessor técnico da Associação de Moradores Santa Rosa, de Taquara, André Fortes, questões técnicas estão sendo resolvidas para a finalização do projeto. O prazo para o protocolo encerra no dia 22 de outubro e ainda na primeira quinzena o de Cachoeirinha será protocolado.

Apesar de o Ministério das Cidades ter liberado para o Rio Grande do Sul 1.160 unidades habitacionais, Fortes acredita que isso não deverá ser um problema para o Romênia ser contemplado. No último edital, segundo ele, o Rio Grande do Sul acabou sendo contemplado com mais do que o dobro do previsto. Isso ocorreu porque sobraram unidades habitacionais em outros Estados e ele acredita que nesse edital deverá ocorrer o mesmo.

Fortes destaca na modalidade do programa em que a Caixa Econômica Federal financia apenas a obra, já que existem áreas doadas pela Prefeitura, a tramitação do projeto é mais rápida. Ele acredita que em três meses poderá haver a assinatura. A expectativa é de que o contrato seja assinado entre o fina deste ano e o início de 2026. O investimento estimado em Cachoeirinha está em R$ 45 milhões com a geração de até 250 empregos.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.