Restauro do Museu Agostinho Martha é autorizado
A intervenção tem prazo de execução de 10 meses e investimento de R$ 1.546.488,29, custeado com recursos provenientes da venda da ex-sede da RGE.
Gravataí – A Prefeitura de Gravataí assinou, nesta sexta-feira (30), a ordem de início das obras de restauração e revitalização do Museu Municipal Agostinho Martha, localizado na Rua Nossa Senhora dos Anjos, nº 547, no Centro. A intervenção tem prazo de execução de 10 meses e investimento de R$ 1.546.488,29, custeado com recursos provenientes da venda da ex-sede da RGE. A empresa responsável pelos trabalhos é a RM Construções.
Sem atividades desde 2019, o museu é considerado um dos principais espaços de preservação da memória e da cultura do município. Em 2026, a instituição completa 52 anos de fundação e, desde 1985, funciona em um sobrado histórico que integra o patrimônio cultural da cidade.
Durante o ato de assinatura, o prefeito Luiz Zaffalon destacou a relevância do equipamento cultural para a identidade local e o acesso da população à história do município. O secretário municipal de Cultura, Patrick Silva, ressaltou que a restauração ocorre no ano em que o prédio completa 200 anos, classificando a obra como uma entrega simbólica para a cidade.
O museu leva o nome de Agostinho Martha (1914–1991), um de seus idealizadores e autor da obra Nossa Terra, Nossa Gente, referência sobre a formação histórica de Gravataí entre 1730 e 1950. Vinculado à instituição, o Arquivo Histórico Municipal foi criado pela Lei nº 413/1989 e homenageia Antônio Soares da Fonseca (1908–1995), colaborador intelectual de Martha.
Ex-diretor do museu, Getúlio Xavier Osório afirmou que a retomada das atividades representa a continuidade da preservação histórica para as próximas gerações. O presidente da Câmara Municipal, vereador Dilamar Soares, mencionou o papel do Legislativo no avanço de projetos estruturantes e destacou a importância de investimentos na área cultural.
Também participaram do evento o secretário adjunto de Cultura, Giulliano Pacheco, secretários municipais, o vereador Roger Corrêa, o historiador Amon da Costa, servidores da Secretaria Municipal de Cultura e agentes culturais.
Portal Invest Gravataí Imóveis
A restauração do Museu Agostinho Martha foi viabilizada por meio da alienação da ex-sede da RGE. Parte dos recursos obtidos também será destinada à construção do quartel da Guarda Municipal, voltado ao reforço da segurança pública.
A venda do imóvel integrou a primeira negociação realizada pelo portal Invest Gravataí Imóveis, plataforma de alienação de bens públicos lançada pela prefeitura no final de 2025. O sistema reúne mais de 50 terrenos e prédios disponíveis para aquisição por pessoas físicas e jurídicas, mediante cumprimento dos requisitos previstos em edital.







