Zaffa participa do 2º Encontro de Embaixadores da Educação no Ceará
Evento reúne gestores de todo o país em Sobral, cidade referência nacional em educação

Gravataí – O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, e a secretária de Educação do município, Aurelise Braun, participam do 2º Encontro de Embaixadores da Educação, realizado em Sobral, no Ceará, nos dias 7 e 8 de outubro. O evento reúne gestores de mais de 50 municípios de todo o país e tem como objetivo compartilhar estratégias e experiências para a melhoria dos indicadores educacionais nas redes públicas de ensino.
Promovido pelo Centro Lemann e pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o encontro busca sensibilizar prefeitos e secretários sobre seu papel estratégico na garantia de uma educação pública de qualidade, inclusiva e equitativa. A iniciativa também reforça a importância da gestão comprometida com resultados, da valorização das equipes escolares e da criação de políticas públicas que assegurem a alfabetização na idade certa.
Em entrevista, o prefeito Zaffalon destacou a importância do trabalho coletivo e do compromisso com os resultados educacionais.“A educação transforma realidades. Com dedicação, compromisso, trabalho coletivo e inspirados por resultados exemplares, estamos trabalhando para elevar o IDEB de Gravataí, fortalecendo a qualidade do ensino e o futuro das nossas crianças.”
O encontro inclui vivências práticas, reflexões estratégicas, análise de dados e espaços de diálogo, promovendo a troca de experiências entre municípios e incentivando a adoção de boas práticas inspiradas no modelo educacional de Sobral, reconhecido nacional e internacionalmente pelos avanços na alfabetização e na gestão escolar.
Programação – 7/10 (terça-feira)
- Visita guiada a escolas públicas dos anos iniciais (1º ao 5º ano), com caminhada pedagógica e interação com equipes escolares;
- Reunião de trabalho no Icetel, com apresentação das experiências de Sobral e discussão sobre estratégias e resultados;
- Reflexão sobre papéis e legados na educação, abordando o impacto do compromisso com a aprendizagem;
- Painel de dados com análise dos indicadores educacionais dos municípios participantes;
- Construção de compromissos públicos pela educação, com definição de metas individuais e coletivas voltadas à equidade e melhoria da aprendizagem.
Programação – 8/10 (quarta-feira)
- Aprofundamento dos compromissos firmados, com foco nas secretarias municipais de educação;
- Debate sobre o papel das secretarias na consolidação de políticas educacionais eficazes;
- Apresentação das lições de Sobral, com representantes locais detalhando os pilares que garantiram a alfabetização na idade certa e o sucesso do modelo educacional.
O evento reforça a integração entre municípios e promove o intercâmbio de experiências que contribuam para o avanço da educação pública no Brasil.