Vítimas da enchente vão fazer novo protesto na Prefeitura de Cachoeirinha
Moradores seguem cobrando posicionamento da Prefeitura apesar de receberem informações sobre o que vem sendo feito
Cachoeirinha – Vítimas da enchente em Cachoeirinha vão realizar um novo protesto em frente à Prefeitura. Na útima quinta-feira, foi aprovada uma manifestação para o dia 14 de novembro, às 9 horas. Segundo os um dos integrantes da Comissão de Moradores do Parque da Matriz, Elenilso Portela, o movimento segue cobrando da Prefeitura estudos e projetos contra as cheias no bairro. Eles também querem isenção do IPTU para 2026.
“Estamos muito preocupados, pois a última atualização do Governo do Estado sobre as obras de Proteção de Eldorado do Sul e do Arroio Feijó em Alvorada Porto Alegre estão em fase mais adiantada que aqui em Cachoeirinha. Ao concluírem as obras nestes locais, as águas vão para as regiões sem proteção”, afirma.
Portela salienta que no Parque da Matriz não existem estudo e nem projeto de contenção de cheias. “A extensão do Dique de Cachoeirinha até Canoas tem previsão somente para 2031, mas se nada dar errado, mas ainda está em análise da FEPAM há meses”, salienta.
A Prefeitura tem respondido aos moradores. Os recursos para obras contras as cheias dependem de aprovação dos projetos enviados ao Governo do Estado e financiamento com o banco chinês.
“Também foi decidido na quinta que faremos uma manifestação em Porto Alegre em dezembro ou em março de 2026 caso os moradores não sejam recebidos pelo governado Eduardo Leite”, afirma.