Vigilância Sanitária promove diálogo com comerciantes sobre segurança alimentar
Mais de 25 profissionais participaram da atividade, realizada em forma de roda de conversa
Gravataí – A Prefeitura de Gravataí realizou, nesta quarta-feira (17), o 2º encontro do projeto “Dialogando com a Vigilância Sanitária”, iniciativa que busca estreitar a relação entre o setor regulado e os profissionais responsáveis pela fiscalização. O encontro reuniu mais de 25 comerciantes e teve como foco as boas práticas em serviços de alimentação.
Em formato de roda de conversa, a atividade abordou a importância de condutas adequadas para garantir a higiene e segurança dos alimentos, evitando riscos à saúde do consumidor e atendendo à legislação vigente.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a proposta é criar um espaço de diálogo. “Nosso intuito é auxiliar e facilitar, sem eximir os empreendedores de suas responsabilidades. Também buscamos ouvir sugestões para que o município siga avançando nessa pauta”, afirmou.
A oficina foi ministrada pela médica veterinária fiscal Fabiane Greve, do Núcleo de Alimentos da Vigilância Sanitária (Visa), vinculada ao Departamento de Vigilância em Saúde (Viemsa). Ela destacou que a ação visa desmistificar a percepção de insegurança ou medo em relação à fiscalização. “Estamos sempre à disposição para esclarecer dúvidas e apoiar os profissionais do comércio varejista de alimentos”, ressaltou.
O projeto teve sua primeira edição em maio, direcionada a arquitetos e engenheiros de estabelecimentos de interesse à saúde. A expectativa é ampliar os encontros para outros setores, como farmácias, óticas e clínicas odontológicas, fortalecendo a comunicação com diferentes áreas.
Profissionais interessados podem agendar horas técnicas para esclarecer pendências junto à Viemsa, localizada na Rua Benjamin Constant, 179, bairro Passo das Pedras. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (51) 3600-7742 ou pelo e-mail [email protected].