Vigilância em Saúde intensifica ações contra o mosquito Aedes Aegypti - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Combatendo a dengue em Cachoeirinha - Foto: Divulgação/PMC

Vigilância em Saúde intensifica ações contra o mosquito Aedes Aegypti

Em Cachoeirinha já foram realizadas 3.625 visitas para combater o agente causador da dengue, chikungunya e zika

Cachoeirinha – As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti têm como objetivo mobilizar a população para que se consciente sobre a importância da limpeza para a redução dos focos de água parada, ambientes propícios para a proliferação do mosquito. “Dengue, chikungunya e zika são transmitidas pelo mesmo mosquito e têm sintomas parecidos, embora as sequelas da chikungunya as vezes sejam irreversíveis”, explica o coordenador de vigilância em Saúde, Gelson Braga.

Publicidade

Neste início do ano, mais de 3.625 visitas foram realizadas em Cachoeirinha. Agentes comunitários que atuam nos Postos de Saúde percorrem os bairros e estão orientado a comunidade sobre a importância de diminuir os focos com água parada.

Além da fiscalização constante, será distribuído um gibi educativo nas escolas de educação infantil. “A ideia é levar a orientação para que as crianças nos ajudem a acabar com a água parada, com o descarte irregular de lixo e assim, através da conscientização da comunidade, extinguir o vírus nas residências”, explica Gelson.

O prefeito Miki Breier reforça que, para além do trabalho dos agentes e fiscais, é essencial a colaboração da população. “A maior dificuldade no combate à doença, ainda é a falta de cuidado dos moradores em evitar situações que possam virar focos do mosquito. É preciso manter limpos pratos e vasilhames, por exemplo, que podem acumular água”, aponta.
“Atitudes como escovar potes de água de cães e gatos, escovar as bordas das piscinas, colocar telas milimétricas nos ralos e janelas são muito importantes para evitar os mosquitos”, acrescenta Gelson Braga.

Publicidade
Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.