Viamão deixa de ser referência de traumatologia para Cachoeirinha – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Pacientes serão removidos para o Pronto-Socorro ou Cristo Redentor - Foto: Arquivo

Viamão deixa de ser referência de traumatologia para Cachoeirinha

Pacientes passam a ser atendidos em Porto Alegre já a partir desta sexta-feira

Publicidade

Cachoeirinha – Uma das mais antigas reivindicações na área de saúde de moradores de Cachoeirinha foi resolvida pelo prefeito Cristian Wasem: pacientes de traumatologia deixarão de ser atendidos pelo Hospital de Viamão e passarão a ser socorridos pelo Hospital Cristo Redentor ou Hospital de Pronto-Socorro, ambos em Porto Alegre.

Publicidade

A secretária da Saúde, Bianca Breier, confirmou a mudança à reportagem nesta sexta-feira (20). A nova referência para o primeiro atendimento, quando o trauma acontece, já está em vigor para os hospitais de Porto Alegre. Já o segundo atendimento, nos casos nos quais o paciente necessita de uma cirurgia corretiva ou consultas de acompanhamento, por exemplo, passou para o hospital Restinga e Extremo Sul ou Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul. Hoje, o chamado segundo tempo de atendimento não muda muito em relação a Viamão em termos de distância, mas tem agilidade no atendimento.

Publicidade

Segundo a secretária, esse segundo tempo no atendimento deverá ter mudança nas próximas semanas, porque foi feita uma solicitação para que seja em local mais próximo de Cachoeirinha. A mudança na referência em traumatologia, destaca Bianca, não ocorreu a partir de uma reunião dela e do prefeito, nesta quinta-feira (19), com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. “Este é um processo que estamos construindo desde novembro e agora tivemos uma definição”, frisa Bianca. A mudança foi definida na Comissão de Intergestores Bipartite, um fórum entre estado e os municípios na operacionalização do SUS.

Com a referência passando para Porto Alegre, quem está aguardando um chamado do Hospital de Viamão e sofreu algum trauma a partir de 26 de dezembro, já pode procurar atendimento do segundo tempo no Hospital Restinga e Extremo Sul, localizado na avenida João Antônio, 3700. O paciente deve procurar por atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h por ordem de chegada. Deve levar documento e o boletim do primeiro atendimento. Desta forma, serão avaliados pelo médico traumato-ortopedista do serviço e será orientado/agendado para a sequência do tratamento de acordo com a necessidade na linha de cuidado de Porto Alegre.

Publicidade

Outra opção para o segundo tempo é o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, localizado na rua professor Manoel Lobato, 151. O paciente deve agendar o atendimento através do contato de WhatsApp 32894106, de segunda a sábado, das 7h às 16h. Desta forma, serão avaliados pelo médico traumato-ortopedista do serviço e será orientado/agendado para a sequência do tratamento de acordo com a necessidade na linha de cuidado de Porto Alegre.

Bianca salienta que nos últimos dias, depois de muita pressão junto ao hospital de Viamão, muitos pacientes que estavam no aguardo, tiveram suas consultas marcadas e devem seguir o fluxo de atendimento definido. Quem sofreu um trauma antes de 26 de dezembro e ainda não foi chamado por Viamão, deverá aguardar. Quem tiver dúvidas sobre as mudanças, poder entrar em contato pelo telefone 3041.8650, do Departamento de Regulação, pelo ramal 8681 ou 8689 outra opção é enviar um e-mail para regulacao@cachoeirinha.rs.gov.br.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.