Vacinação contra a pólio segue em todas as UBS’s de Gravataí

Imunização segue nas unidades para as doses de rotina
Gravataí – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, mesmo com o fim da campanha nacional, em 22 de outubro, a vacinação contra a poliomielite segue disponível em todas as 29 unidades de saúde municipais para as doses de rotina. Com isso, a SMS ressalta a importância do completo esquema vacinal para o público etário de acordo com a indicação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
“Vamos proteger as nossas crianças para que elas não tenham o retorno dos efeitos e das sequelas da pólio, erradicada há mais de 30 anos no Brasil. Orientamos aos pais e responsáveis que levem a caderneta de vacinação de sua criança para que as equipes de saúde possam fazer a avaliação de cada caso”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Poliomielite
Causada pelo poliovírus, a poliomielite é uma doença altamente transmissível que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em poucas horas. O vírus é transmitido, principalmente, por contato direto pessoa a pessoa, pelas vias fecal-oral e, em menor frequência, por água ou alimentos contaminados. Em casos graves, a doença pode causar sequelas irreversíveis e levar à morte.
Além das gotinhas de reforço – recomendadas às crianças com 15 meses e 4 anos – a SMS reforça que as as doses injetáveis (vacina pólio inativada – VIP), recomendadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, também estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município. Além disso, os postos disponibilizam as demais vacinas que fazem parte do calendário básico.






