POLÍTICA

UBS do Parque da Matriz vai se chamar Jorge Jardel Calçado Lima

Projeto do vereador Mano do Parque foi aprovado por unanimidade pela Câmara na última terça-feira (12)

Cachoeirinha – A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade na última terça-feira (12) a denominação de Jorge Jardel Calçado Lima para a unidade básica de saúde do Parque da Matriz. O projeto de lei do legislativo para homenagear o antigo morador do bairro foi proposta pelo vereador Mano do Parque.

Seu Jardel, como era conhecido, nasceu no dia 31 de março de 1952 em Itaqui, no Rio Grande do Sul. Em 14 de julho de 1979, se casou com Helena Lima, com quem teve dois filhos. No dia 8 de abril de 1983, se mudou para o Parque da Matriz, ainda em formação.

“Foi um importante articulador na época da distribuição dos tiques de leite e atuou incansavelmente para melhorar o transporte, a infraestrutura e resolver problemas constantes de queda de energia no bairro. Em 1984, foi um dos grandes incentivadores da criação da escola Mário Quintana, demonstrando seu comprometimento com a educação e com o futuro das crianças da região”, destacou Mano.

Conforme o vereador, Seu Jardel “também lutou ativamente pela fundação da Igreja Católica Menino Jesus de Praga, no coração do Parque da Matriz, que se tornou um símbolo de fé e união da comunidade. Enfrentou grandes batalhas ao longo da vida”.


“Em 2001 passou por um aneurisma cerebral enfrentando com coragem e fé neste momento tão delicado. Em 2012 foi o diagnosticado com linfoma, contra o qual lutou bravamente por mais de 13 anos com dignidade e força que sempre o acompanharam. Faleceu em 14 de dezembro de 2024, deixando um legado de dedicação, amor ao próximo e ao compromisso com as causas sociais. Era conhecido pela sua educação, gentileza e carisma, por sua postura elegante e respeitosa”, salientou Mano.

Seu Jardel encerrou sua vida profissional trabalhando na Prefeitura. “Ele foi carinhosamente apelidado de Lord por um grande amigo. Um título simbólico que resume a natureza do seu caráter. Jorge Jardel Calçado Lima será sempre lembrado como um homem íntegro, um líder comunitário incansável e um exemplo de ser humano que com humildade e firmeza, transformou vidas e construiu pontes de esperança”, disse Mano.

O vereador Gilson Stuart lembrou que Seu Jardel costumava atender as pessoas com muita atenção. “Ele pegava as pessoas, às vezes, pela mão e levava nos seus ambientes de trabalho incansavelmente. Olha, lhe dou os parabéns [ao Mano do Parque] por ter lembrado do senhor Jardel. Fica a lembrança para a família de uma pessoa de um excelente caráter”, destacou.

Paulinho da Farmácia e Flávio Cabral também elogiaram a iniciativa de Mano e frisaram que Seu Jardel pela forma com que tratava as pessoas. A presidente da Câmara, Jussara Caçapava, destacou que Seu Jardel “foi uma pessoa maravilhosa, uma pessoa que encantava, com atendimento impecável”.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.