Trem Porto Alegre/Gramado terá paradas em Cachoeirinha e Gravataí?
O governador Eduardo Leite deu autorização para a empresa Sultrens desenvolver o projeto e fazer a implantação e exploração da linha que terá um tempo estimado de ligação entre Porto Alegre e Gramado inferior a uma hora

A linha ferroviária entre Porto Alegre e Gramado, que o governador Eduardo Leite deu autorização para implantação, operação e exploração na última sexta-feira (8), apesar de passar por Cachoeirinha e Gravataí, não terá paradas nesses municípios. O administrador da Sultrens, Renato Ely, disse em entrevista à Rádio Gaúcha, que estudos chegaram a ser realizados.
“A requesição que apresentamos ao governo em 2024, foi baseado em um decreto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que definia como deveriam ser desenvolvidos os estudos. Então nós desenvolvemos três alternativas”, disse.
Renato Ely seguiu explicando: “Um deles um trem direto e outro um trem parador, que entrava nas cidades. Mas chegamos a conclusão pela demanda que o trem iria complementar um trabalho que a Trensurb já faz hoje e nós somente iríamos atender outras cidades, Novo Hamburgo Taquara e Taquara Novo Hamburgo.”
O trem rápido poderá ter de uma a duas paradas, mas próximas de Gramado. Segundo Ely a ideia é criar um produto imobiliário que não existe no Brasil. Os moradores do condomínio teriam uma estação de trem própria com a possibilidade de morarem na serra e trabalharem em Porto Alegre tendo em vista que o deslocamento duraria menos de 50 minutos. É um tempo inferior, por exemplo que quem mora na Zona Sul leva para chegar no centro da cidade.
O trajeto passará por 19 municípios, com área de influência em 22, incluindo Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá, Parobé, Taquara, Morro Reuter, Nova Hartz, Igrejinha, Picada Café, Santa Maria do Herval, Três Coroas, Gramado e Canela.
O tempo de viagem entre Porto Alegre e Gramado duraria menos de uma hora e a empresa trabalha para construir uma linha “o mais cênica possível”, conforme explicou Ely. As estações ficarão próximas ao Aeroporto Internacional Salgado Filho e na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela. Quem mora em Cachoeirinha e Gravataí precisará, então, ir até a estação próxima do Aeroporto.