Gravataí passará a contar em breve com a instalação de totens sustentáveis para informações turísticas, com serviços de WiFi livre e pontos de energia para celulares. O prefeito Marco Alba assinou na última sexta-feira (29) a lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar processo de licitação para a escolha da empresa que será encarregada de realizar a instalação das estações em locais a serem definidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET). O ato de assinatura também foi acompanhado pelo titular da SMDET, secretário Rafael Evaldt.
A lei prevê a instalação dos totens em espaços públicos da cidade, como praças e parques. “A partir destas estações a comunidade poderá conferir mais detalhes sobre os pontos turísticos que Gravataí tem, além de contar com benefícios gratuitos como a disponibilidade de rede WiFi e fontes de energia para celular”, explicou o prefeito Marco Alba, enaltecendo que “a expansão e o fomento ao turismo no município sempre foi uma das metas da atual administração”.
Segundo o secretário Rafael Evaldt, as parcerias com a iniciativa privada têm sido positivas no município. “A empresa vencedora poderá usar o espaço para divulgação e em contrapartida realiza a instalação e manutenção dos painéis. Essa metodologia tem dado muito certo, a exemplo do pórtico da cidade, que foi construído em parceria com a iniciativa privada”, salientou.O edital para a licitação da empresa deverá ser lançado nos próximos dias pela Prefeitura.