Terno de Reis encerra atividades natalinas em Gravataí - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
O evento reumiu mais 200 pessoas no shopping - Foto: PMG/Divulgação

Terno de Reis encerra atividades natalinas em Gravataí

E ao fim da tarde do último domingo (06), o Gravataí Shopping Center recebeu as comemorações do Terno de Reis. A atividade é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer – SMCEL. O evento contou com a apresentação de dois tradicionais ternos da cidade: Estrela Guia I, do Mestre Carreteiro, e Família Moura, do Mestre Eugênio.

Durante o espetáculo, os ternos relembraram em suas cantigas, os caminhos percorridos pelos três Reis Magos até a visitação ao menino Jesus. A data, celebrada em 6 de janeiro, é uma das festas católicas mais conhecidas.

Fernanda Fraga, secretária da Cultura, Esporte e Lazer, agradeceu a disponibilidade dos ternos. “É sempre gratificante encerrarmos as festividades natalinas com a apresentação dos Ternos. Estar aqui, hoje, vendo este belo público no Gravataí Shopping Center, faz termos a certeza que teremos longos anos pela frente cultivando nossa tradição”, afirmou.

Heloísa Damasceno, Superintendente do Gravataí Shopping Center, saudou mais uma parceria com o Executivo Municipal. “Para nós sempre é um prazer estarmos envolvidos com atividades de cunho artístico-cultural. Receber uma tradição tão bonita, aqui em nosso espaço, é algo muito especial”, comentou.

Sueli Costa, 53 anos, que estava visitando o Shopping no momento da atividade, parabenizou o evento. “Muito legal essa parceria da Prefeitura com o nosso Shopping. Lembro-me de assistir os Ternos algumas vezes na praça, mas achei muito interessante ele vir para um espaço diferente, levando essa tradição a novos espectadores”, disse.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer, por meio do Museu Municipal Agostinho Martha, órgão que resgatou a tradição há 20 anos.

Encontro de Terno de Reis

A tradição de comemorar e celebrar o Dia de Reis é uma herança que os portugueses trouxeram para o Brasil, e que ainda hoje se mantém viva nas manifestações folclóricas de Gravataí e em diversas regiões do país.

O Terno de Reis é celebrado na religião católica com o intuito de festejar a visita dos três reis magos – Gaspar, Melchior e Baltazar – ao menino Jesus, e é celebrada durante 12 dias, desde 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, até o dia 6 de janeiro, quando os reis magos chegam a Belém.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.