ESTADO

Temporais desta sexta começam com granizo de grande porte no Sul do RS

A MetSul reforça o alerta para vendavais intensos e episódios isolados de granizo ao longo do dia.

Os temporais previstos para esta sexta-feira (28) já começaram a atingir o Rio Grande do Sul, trazendo queda de granizo de grande porte em diversas localidades do Sul do estado. Moradores de Afonso Pena, parte da Reserva e Valdez registraram pedras de gelo de variados tamanhos, em um episódio descrito por produtores rurais como um dos mais fortes dos últimos anos.

Imagens de radar indicam que outras áreas próximas à Lagoa dos Patos também podem ter sido atingidas, já que foram observados altos níveis de refletividade no início da manhã. O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) classifica o granizo em quatro categorias: pequeno (menos de 2 cm), grande (2 cm a 4,5 cm), muito grande (entre 4,5 cm e 7 cm) e gigante (acima de 7 cm). O granizo se forma no interior de nuvens Cumulonimbus, quando partículas de gelo são empurradas repetidamente para cima por fortes correntes ascendentes de ar, acumulando camadas de gelo até atingir peso suficiente para cair. Por esse processo, as pedras desenvolvem estrutura interna em camadas, semelhante a uma cebola.

Segundo a MetSul Meteorologia, as condições atmosféricas desta sexta-feira aumentam o risco de novos temporais severos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A combinação de calor extremo — com marcas que chegaram a 43°C no norte da Argentina e 38°C no RS na quinta-feira — e a passagem de uma frente fria cria ambiente favorável para tempestades com vento forte e granizo.

A previsão indica máximas entre 35°C e 38°C no RS, podendo ser ainda superiores na Metade Oeste. O contraste entre o ar muito quente e a frente fria deve gerar múltiplas células de tempestades ao longo do dia, principalmente entre a tarde e a noite. Modelos meteorológicos de alta resolução apontam para rajadas de vento entre 70 km/h e 100 km/h, podendo ultrapassar essa marca em pontos isolados.


As áreas de maior risco incluem o Nordeste gaúcho, especialmente a Serra, e, em Santa Catarina, o Sul do estado e o Planalto Sul. A MetSul reforça o alerta para vendavais intensos e episódios isolados de granizo ao longo do dia.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.