POLÍCIA

Técnicas de Enfermagem sofrem agressões em UPA de Cachoeirinha

Os fatos ocorreram na madrugada da última segunda-feira (19)

Cachoeirinha – Duas profissionais de Enfermagem foram afastadas de suas atividades após sofrerem agressões nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Francisco de Medeiros, localizada no bairro Jardim do Bosque, em Cachoeirinha. Os fatos ocorreram na madrugada da última segunda-feira (19).

Conforme informações do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), duas pacientes deram entrada na unidade em busca de atendimento. Durante o procedimento realizado por uma técnica de Enfermagem, ocorreu um conflito que resultou em agressões físicas. Uma segunda técnica interveio para auxiliar a colega e também acabou ferida. As duas profissionais foram afastadas das funções por um período de 30 dias.

O Coren-RS informou que, no dia 20 de janeiro, recebeu por meio da Ouvidoria diversas denúncias relacionadas a episódios de violência registrados na UPA, incluindo o ocorrido na madrugada do dia 19. Diante dos relatos, foi registrado boletim de ocorrência e instaurado inquérito policial para apuração dos fatos. Imagens do sistema de monitoramento da unidade foram encaminhadas à Polícia Civil e serão analisadas no curso da investigação.

Ainda conforme o conselho, foi encaminhado ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeirinha solicitando uma reunião para tratar da segurança dos profissionais que atuam na unidade e cobrar providências relacionadas à prevenção de novas ocorrências.

Na quinta-feira (22), representantes do Coren-RS estiveram na UPA para uma reunião institucional. Participaram o presidente do conselho, enfermeiro Antônio Tolla, e o conselheiro técnico de Enfermagem Edgar Vagner Moraes, integrantes da Comissão Interna de Prevenção à Violência no Trabalho na Enfermagem. Eles se reuniram com a enfermeira responsável técnica substituta da unidade, Carla Baptista, e com o diretor-geral da UPA, Luis Carlos Boric.

Representantes do Coren-RS conversam com a direção da UPA – Foto: Coren-RS/Divulgação

Segundo a direção da UPA, a unidade funciona com acesso livre ao público, sem serviço de portaria ou vigilância interna. A Guarda Municipal atua apenas na proteção do patrimônio, não realizando intervenções em situações envolvendo conflitos entre usuários e servidores.

Durante a visita, os representantes do Coren-RS percorreram as dependências da unidade e conversaram com profissionais de Enfermagem, que relataram ocorrências de ameaças, intimidações, coações verbais e outras situações relacionadas à segurança no ambiente de trabalho.

O combate à violência contra profissionais da Enfermagem integra as ações permanentes do Coren-RS. Em 2025, o conselho lançou a campanha “Basta de Violência na Enfermagem”, que inclui a plataforma digital “Observatório da Violência na Enfermagem”, destinada ao registro e monitoramento de episódios envolvendo trabalhadores da área em seus locais de atuação.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.