Teatro como aprendizado e desenvolvimento de jovens e adultos – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Levando cultura para toda cidade - Foto: PMG/Divulgação

Teatro como aprendizado e desenvolvimento de jovens e adultos

Oficinas de Arte da Prefeitura seguem espalhando cultura para a comunidade

Gravataí – Sendo uma das primeiras técnicas de arte que sem tem registro, a dramaturgia tornou-se uma ferramenta social e é utilizada até hoje, como forma de aprendizado e inclusão. Pensando nisso, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer (Smcel), segue promovendo as Oficinas de Arte, e uma delas é o Teatro. Com aulas para todas as idades, as oficinas utilizam de uma ideia lúdica para retratar acontecimentos, inclusive os cotidianos, trazendo sempre textos como reflexo de pensamentos, épocas e vivencias, representando períodos que a sociedade vive ou viveu. Além de exercícios de concentração e dinâmicas que trabalham o desenvolvimento pessoal, jogos e brincadeiras lúdicas.

Publicidade


“Hoje a oficina de teatro é uma das mais procuradas. Temos turmas com mais de 30 alunos”, conta a técnica em artes cênicas e oficineira das turmas infantis, Izabel Cristina da Silveira.  “O principal objetivo é o processo de aprendizagem e desenvolvimento. Temos tido bons retornos de pais, professores, psicólogos e até mesmo fonoaudiólogos, que sempre nos contam sobre a evolução das crianças e jovens.”

Publicidade


O projeto Oficinas de Arte é realizado entre os meses de maio e dezembro e tem como objetivo fortalecer a cultura do Município, oferecendo para a comunidade oficinas gratuitas de diversos segmentos. No teatro em específico, conta-se com turmas infantis, juvenis e adultas. As aulas são realizadas sempre no salão da Paróquia Nossa Senhora dos Anjos (Igreja Matriz), rua Cônego Pedro Vagner, 717, nos turnos da manhã, tarde e noite uma vez por semana.


“O que levamos deste projeto é a importância extraordinária da cultura para uma comunidade. A história, literatura e a arte de uma cidade contam muito para que haja o aprofundamento do saber em uma sociedade”, reflete Izabel.

Publicidade

Subindo no palco


Nas turmas juvenis e adultas, o ritmo se torna mais intenso e o foco é conseguir elaborar um espetáculo para ser apresentado ao fim do período das oficinas. Normalmente as turmas escolhem textos prontos e o trabalho é desenvolvido em cima disso. “Este ano, nossas turmas são grandes e por isso estamos pensando em escrever nossos textos do zero”, conta o oficineiro Flávio Ávila. Seguindo a mesma temática das oficinas infantis, para os jovens e adultos os exercícios são um pouco mais profundos, com técnicas que buscam percepções, sensações e sentimentos. “Tiro de dentro de cada um tudo que posso, para depois conseguir colocar um personagem neles”.


Dos alunos participantes, somente uma minoria tem o sonho de seguir uma carreira como ator. A maior busca é de se fazer amigos, se entender ou se encontrar. “É lindo ver senhoras aposentadas querendo fazer teatro para dar sentido à vida, depois que os filhos saíram de casa. Devido às desistências, conseguimos receber parentes, amigos e familiares que os alunos trazem empolgadíssimos para participar. Não podemos deixar a cultura em Gravataí morrer. E as Oficinas de Arte, como qualquer uma das aulas oferecidas no projeto, têm trazido isso. A gente consegue manter essa cultura dentro de cada pessoa”, reforça Ávila.

Confira os dias e horários das Oficinas de Teatro

ADULTO

(a partir de 16 anos)

Oficineiro: Flávio Ávila

Terças e quartas-feira – das 19h30 às 21h30

JUVENIL

(de 12 a 15 anos)

Oficineiro: Flávio Ávila

Quartas-Feiras- das 17h30 às 19h

INFANTIL

(de 6 a 11 anos)

Oficineira: Izabel Crisitna

Quartas-Feira – das 9h30 às 11h

Quintas-Feira – das 18h às 19h30

Busca por aprofundamento

Para quem busca aprofundamento, foi criado o Grupo de Estudos Teatrais de Gravataí (GET). Ministrado por Izabel Cristina, os encontros ocorrem todas as terças-feira, das 19h30 às 21h30, na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato.

Como o grupo foi formado por alunos das oficinas adulto, o pré-requisito para participar é ter experiência na área e faixa etária a partir de 16 anos. Um dos objetivos principais é conseguir se apresentar em outros locais representando Gravataí.

Próximos eventos do segmento

Festival de Teatro Estudantil de Gravataí (Festil)

O Festil que foi retomado em 2014, após uma pausa de seis anos, é está em sua 21ª edição. ele será realizado este ano de 5 a 8 de novembro.

Festival Estadual de Teatro

Com a parceria do Sesc, foi retomado em 2018, reúne grupos de todo o estado. Este ano, em sua 4ª edição, será realizado de 27 a 30 de agosto.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.